Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28750
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8237-2067
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MG
Author: Lucena, Juliane Barcelos de
First Advisor: Borges, Maria Celia Borges
First member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Second member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Summary: A presente pesquisa tem por objetivo geral entender a importância da formação do professor, do PPP como documento norteador da organização da escola e da prática pedagógica, tendo em vista a inclusão educacional de estudantes com deficiência nas escolas municipais de educação básica, no município de Canápolis-MG. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, pela qual foram trabalhadas fontes secundárias tais como livros, artigos da internet e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica deu suporte para a construção do referencial teórico da investigação, trazendo a discussão dos diversos autores atuais sobre a temática. Dentre os principais autores que subsidiaram a discussão estão: Borges (2013), Dalberio (2000), Mantoan (2006), Silva (2019), Ribeiro (2003), dentre outros. A consulta em documentos abrangeu a legislação das políticas de formação de professores e da inclusão escolar e em sites especializados sobre o tema em pauta. As principais buscas se deram no IBGE e no Educacenso para o levantamento de dados estatísticos. Os resultados explicitaram a importância da discussão da formação de professores para o atendimento da criança com deficiências de acordo com Projeto Político Pedagógico, sendo como documento norteador do trabalho da escola. No final, com base nos dados coletados, construímos uma reflexão sobre as necessidades de redimensionamentos necessários nas práticas escolares, tendo em vista uma educação verdadeiramente inclusiva.
Keywords: Inclusão escolar
Formação de professores
Deficiências
PPP
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LUCENA, Juliane Barcelos de. A formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MG. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28750
Date of defense: 18-Nov-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessoresOrientações.pdf481.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.