Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28698
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As dificuldades dos gestores e professores em lidar com a Síndrome de Burnout
Título (s) alternativo (s): The difficulties of managers and teachers in dealing with Burnout Syndrome
Autor: Vieira, Laura Cristina Santos
Primer orientador: Prado, Claudio Gonçalves
Primer miembro de la banca: Satto, Maria Aparecida
Segundo miembro de la banca: Passos, Simone Aparecida dos
Resumen: Este artigo apresenta uma análise sobre o trabalho do professor e a síndrome de burnout, tendo como áreas de pesquisa a psicologia, gestão e a docência. A elaboração deste trabalho se deu a partir de pesquisas bibliográficas, artigos, livros e dissertações sobre o assunto. Como bibliografias foram usadas autores como: Paulo Freire (1997), Wanderley Codo (1999), Ângelo Ricardo de Souza (2009) e Heloísa Luck (2009). O problema de pesquisa será estruturado em dois eixos sendo o primeiro: Como o docente pode ser acometido com sofrimento psíquico? E o segundo: Como o gestor escolar pode atenuar os danos emocionais dos docentes? O objetivo geral é compreender o significado, causas e consequências do sofrimento psíquico dos professores, e como objetivos específicos discutir sobre a síndrome de burnout, bem como o gestor escolar pode trabalhar para atenuar os danos emocionais, levantar possíveis transtornos e prejuízo à atividade docente advindos de frustrações psicológicas. Foi abordado durante as discussões as dificuldades do trabalho docente, sua importância na vida do aluno e como os transtornos da docência podem acarretar danos psicológicos. Questões como: infra-estrutura, materiais, salário e falta de reconhecimento foram apontadas para mostrar como tal função tem pouca importância dentro da sociedade em geral. Verificou-se então que a gestão escolar tem como dever auxiliar no trabalho do professor, bem como no ambiente escolar para que se tenha um local de trabalho pautado em uma boa convivência, democrático e dialógico.
Abstract: This article presents an analysis of the teacher's work and burnout syndrome, having as research areas psychology, management and teaching. The elaboration of this work was based on bibliographical research, articles, books and dissertations on the subject. As bibliographies were used authors such as: Paulo Freire (1997), Wanderley Codo (1999), Ângelo Ricardo de Souza (2009) and Heloísa Luck (2009). The research problem will be structured in two axes, the first one: How can the teacher be affected with psychological distress? And the second: How can the school manager mitigate the emotional damage of teachers? The overall goal is to understand the meaning, causes and consequences of teachers' psychological distress, and how specific objectives to discuss about burnout syndrome, as well as the school manager can work to mitigate the emotional damage, raise possible disorders and impairment to teaching activity arising from of psychological frustrations. It was discussed during the discussions the difficulties of teaching work, its importance in the student's life and how teaching disorders can cause psychological damage. Questions such as infrastructure, materials, salary and lack of recognition were pointed out to show how such a function has little importance within society at large. It was verified then that the school management has as duty to assist in the teacher's work, as well as in the school environment so that it has a workplace based on a good, democratic and dialogic coexistence.
Palabras clave: Burnout
Professor
Gestão escolar
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VIEIRA, Laura Cristina Santos. As dificuldades dos gestores e professores em lidar com a Síndrome de Burnout. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28698
Fecha de defensa: 10-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DificuldadesGestoresProfessores.pdf444.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.