Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2421-755X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
Autor(es): Alves, Elisa Bárbara de Moraes
Primeiro orientador: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Primeiro membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Segundo membro da banca: Fernandes, Leandro Andrade Andrade
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos do ingresso de uma estudante surda no processo ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). A pesquisa pretende contribuir para uma visão mais crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, sob a percepção de docentes, discentes e demais pessoas envolvidas. O estudo possui caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da análise de conteúdo, foi realizada uma triangulação de informações com diversas pessoas envolvidas com a estudante surda, que possibilitou uma melhor compreensão do processo de inclusão ocorrido e do processo ensino-aprendizagem. Um dos principais resultados obtidos foi a identificação da necessidade de uma comunicação antecipada, por parte da instituição de ensino e de seus órgãos, da presença de estudantes com deficiências matriculados. O diálogo prévio tem como objetivo de possibilitar que sejam desenvolvidas práticas inclusivas que visam compreender suas limitações e possibilidades, preferencialmente antes do início do semestre letivo. Conclui-se que ainda persistem barreiras atitudinais, de comunicação e metodológicas.
Palavras-chave: Ensino Superior
Ciências Contábeis
Surdez
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
Data de defesa: 22-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MãosQueFalam.pdf525.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.