Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2421-755X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
Autor: | Alves, Elisa Bárbara de Moraes |
Primer orientador: | Vilela, Marcus Sérgio Satto |
Primer miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Segundo miembro de la banca: | Fernandes, Leandro Andrade Andrade |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos do ingresso de uma estudante surda no processo ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). A pesquisa pretende contribuir para uma visão mais crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, sob a percepção de docentes, discentes e demais pessoas envolvidas. O estudo possui caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da análise de conteúdo, foi realizada uma triangulação de informações com diversas pessoas envolvidas com a estudante surda, que possibilitou uma melhor compreensão do processo de inclusão ocorrido e do processo ensino-aprendizagem. Um dos principais resultados obtidos foi a identificação da necessidade de uma comunicação antecipada, por parte da instituição de ensino e de seus órgãos, da presença de estudantes com deficiências matriculados. O diálogo prévio tem como objetivo de possibilitar que sejam desenvolvidas práticas inclusivas que visam compreender suas limitações e possibilidades, preferencialmente antes do início do semestre letivo. Conclui-se que ainda persistem barreiras atitudinais, de comunicação e metodológicas. |
Palabras clave: | Ensino Superior Ciências Contábeis Surdez |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478 |
Fecha de defensa: | 22-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MãosQueFalam.pdf | 525.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.