Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Elisa Bárbara de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T12:27:08Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T12:27:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-22 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Marcus Sérgio Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004653566806128 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Leandro Andrade Andrade | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1961766092088942 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6755473769120794 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos do ingresso de uma estudante surda no processo ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). A pesquisa pretende contribuir para uma visão mais crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, sob a percepção de docentes, discentes e demais pessoas envolvidas. O estudo possui caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da análise de conteúdo, foi realizada uma triangulação de informações com diversas pessoas envolvidas com a estudante surda, que possibilitou uma melhor compreensão do processo de inclusão ocorrido e do processo ensino-aprendizagem. Um dos principais resultados obtidos foi a identificação da necessidade de uma comunicação antecipada, por parte da instituição de ensino e de seus órgãos, da presença de estudantes com deficiências matriculados. O diálogo prévio tem como objetivo de possibilitar que sejam desenvolvidas práticas inclusivas que visam compreender suas limitações e possibilidades, preferencialmente antes do início do semestre letivo. Conclui-se que ainda persistem barreiras atitudinais, de comunicação e metodológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67802947 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MãosQueFalam.pdf | 525.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.