Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28357
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3283-4125 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Novo método de produtividade e remuneração variável de motoristas em um grande atacadista distribuidor |
Autor(es): | Paris, Tiago Martins |
Primeiro orientador: | Sales, Wisley Falco |
Primeiro membro da banca: | Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da |
Segundo membro da banca: | Martins, Matheus Carrara |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo estudar e identificar a ociosidade das filiais de uma empresa atacadista durante os processos de operação de distribuição para melhorar o tempo de lead time, utilizando uma nova metodologia para identificar os gargalos existentes, com o propósito da redução de custos ou desperdícios relacionados ao dimensionamento de recursos ou veículos e head count da operação. No estudo foi utilizado o software Greenmile que é uma ferramenta de gestão e acompanhamento online das entregas e também de gerenciamento da jornada de trabalho dos motoristas para a extração das informações de dados como: tempo da viagem, quantidade de entregas realizadas, peso da carga, e, distância percorrida de todas as viagens realizadas referente a uma determinada localidade ou operação. Com a redução dos tempos ociosos e do aumento da produtividade dos motoristas, nota-se que a qualidade e o nível de serviço será mais satisfatório para o cliente, e, consequentemente, aumentará a credibilidade e a confiança que o mesmo tem com a empresa. Para melhorar a produtividade, foi desenvolvido um novo método de remuneração variável, o qual teve como objetivo incentivar os motoristas a serem mais ágeis quando em operação. |
Abstract: | The objective of this paper is to study and identify the idleness of a wholesaler branch during the distribution operation processes to improve lead time, using a new method or methodology to identify existing bottlenecks, with the purpose of reducing costs or unnecessary waste related to resource sizing and head count of the operation. The study used the Greenmile software which is an online delivery management and tracking tool and also drivers' workday management to extract data such as travel time, number of deliveries made, load weight, and, distance traveled from all trips made for a particular location or operation. By reducing downtime and increasing driver productivity, it is noted that the quality and level of service will be more satisfactory to the customer, and consequently will increase the credibility and trust they have with the company. To improve productivity, a new variable compensation method was developed to encourage drivers to be more agile when in operation. |
Palavras-chave: | Lead time Head count Ociosidade Remuneração variável |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PARIS, Tiago Martins. Novo método de produtividade e remuneração variável de motoristas em um grande atacadista distribuidor. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28357 |
Data de defesa: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecatrônica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NovoMétodoProdutividade.pdf | TCC | 603.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons