Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28232
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6037-9054 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | As influências da tecnologia da informação no trabalho docente: um estudo na educação básica de Uberlândia entre 2017 e 2018 |
Autor(es): | Perone, William Signori |
Primeiro orientador: | Previtali, Fabiane Santana |
Primeiro membro da banca: | Forattini, Cristina Damm |
Segundo membro da banca: | Miranda, Rodrigo |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar o entendimento que os(as) professores(as) da rede pública na educação básica de ensino têm sobre a tecnologia, tecer uma crítica ao viés do desenvolvimento tecnológico e analisar de que forma essas tecnologias influenciam o trabalho docente. Para tal, foi realizado uma pesquisa com docentes da cidade de Uberlândia-MG e microrregiões no período de 2017 e 2018. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, de modo a entender essa relação entre os(as) professores(as) e a tecnologia. A amostra estudada mostra uma situação atual no momento da pesquisa, e o questionário utilizado pode ser reaproveitado para novas pesquisas nesta ou em outras regiões do país. |
Abstract: | This study intends to present the understanding that teachers of basic education have with technology, to criticize the bias of technological development and to analyze the way these technologies influence the teaching job. This analysis was made in the city of Uberlândia-MG and microregions and the collected data were analyzed qualitatively, in order to understand this relationship between teachers and technology. This study shows the current situation at the time of the survey, and the questionnaire used may be used again for further research in this topic, either in this city or other regions of the country. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Desenvolvimento tecnológico Educação básica Teaching Technological development Basic education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PERONE, William Signori. As influências da tecnologia da informação no trabalho docente: um estudo na educação básica de Uberlândia entre 2017 e 2018. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28232 |
Data de defesa: | 22-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InfluenciasTecnologiaInformacao.pdf | TCC | 11.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons