Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28232
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6037-9054 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | As influências da tecnologia da informação no trabalho docente: um estudo na educação básica de Uberlândia entre 2017 e 2018 |
Autor: | Perone, William Signori |
Primer orientador: | Previtali, Fabiane Santana |
Primer miembro de la banca: | Forattini, Cristina Damm |
Segundo miembro de la banca: | Miranda, Rodrigo |
Resumen: | Este estudo tem como objetivo apresentar o entendimento que os(as) professores(as) da rede pública na educação básica de ensino têm sobre a tecnologia, tecer uma crítica ao viés do desenvolvimento tecnológico e analisar de que forma essas tecnologias influenciam o trabalho docente. Para tal, foi realizado uma pesquisa com docentes da cidade de Uberlândia-MG e microrregiões no período de 2017 e 2018. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, de modo a entender essa relação entre os(as) professores(as) e a tecnologia. A amostra estudada mostra uma situação atual no momento da pesquisa, e o questionário utilizado pode ser reaproveitado para novas pesquisas nesta ou em outras regiões do país. |
Abstract: | This study intends to present the understanding that teachers of basic education have with technology, to criticize the bias of technological development and to analyze the way these technologies influence the teaching job. This analysis was made in the city of Uberlândia-MG and microregions and the collected data were analyzed qualitatively, in order to understand this relationship between teachers and technology. This study shows the current situation at the time of the survey, and the questionnaire used may be used again for further research in this topic, either in this city or other regions of the country. |
Palabras clave: | Trabalho docente Desenvolvimento tecnológico Educação básica Teaching Technological development Basic education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PERONE, William Signori. As influências da tecnologia da informação no trabalho docente: um estudo na educação básica de Uberlândia entre 2017 e 2018. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28232 |
Fecha de defensa: | 22-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
InfluenciasTecnologiaInformacao.pdf | TCC | 11.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons