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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9366-4292
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Index prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidos
Autor(es): Carvalho, Hallyne Luiz de
Primeiro orientador: Borges, Rosa Maria Zaia
Primeiro membro da banca: Oliveira, Neiva Flária de
Segundo membro da banca: Crosara, Daniela de Melo
Resumo: Diante de um contexto de radicalização política crescente após 2010 e o consequente crescimento e visibilidade do Movimento ESP, surgiram propostas de modificações substanciais em relação à escola e as práticas pedagógicas nela inseridas. O objetivo deste estudo é investigar os motivos pelos quais a escola tornou-se um dos pontos de disputa em meio ao processo de radicalização política, se os projetos derivados das proposições do movimento ESP ou que derivam do movimento estão em consonância com os ditames constitucionais e dos tratados de direitos humanos e, ainda analisar as razões pelas quais o movimento e seus correligionários tem o interesse de banir da escola dentre outros assuntos a temática de gênero das escolas. Por meio da revisão bibliográfica, adotando autores pertinentes ao tema, chegou-se a conclusão de que a escola em seu aspecto conservador apoia justamente a manutenção da ordem social, de forma a normatizar e normalizar comportamentos, atualmente grupos que há muito eram silenciados tem buscado visibilidade. Neste, sentido projetos de lei derivados dessa concepção conservadora, tentam relegar assuntos como gênero e diversidade sexual para fora dos espaços de discussão que estes poderiam ter, com vistas a manter a hegemonia das “concepções naturais”, que nada mais são que construções sociais como demonstrado neste trabalho.
Palavras-chave: Escola sem partido
Radicalização
Patrulhamento ideológico
Questões de gênero
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Hallyne Luiz de. Index prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28231
Data de defesa: 10-Dez-2019
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