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dc.creatorCarvalho, Hallyne Luiz de-
dc.date.accessioned2020-01-09T12:59:12Z-
dc.date.available2020-01-09T12:59:12Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Hallyne Luiz de. Index prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28231-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectRadicalizaçãopt_BR
dc.subjectPatrulhamento ideológicopt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.titleIndex prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Rosa Maria Zaia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8865507024489613pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Neiva Flária de-
dc.contributor.referee2Crosara, Daniela de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158572144834219pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante de um contexto de radicalização política crescente após 2010 e o consequente crescimento e visibilidade do Movimento ESP, surgiram propostas de modificações substanciais em relação à escola e as práticas pedagógicas nela inseridas. O objetivo deste estudo é investigar os motivos pelos quais a escola tornou-se um dos pontos de disputa em meio ao processo de radicalização política, se os projetos derivados das proposições do movimento ESP ou que derivam do movimento estão em consonância com os ditames constitucionais e dos tratados de direitos humanos e, ainda analisar as razões pelas quais o movimento e seus correligionários tem o interesse de banir da escola dentre outros assuntos a temática de gênero das escolas. Por meio da revisão bibliográfica, adotando autores pertinentes ao tema, chegou-se a conclusão de que a escola em seu aspecto conservador apoia justamente a manutenção da ordem social, de forma a normatizar e normalizar comportamentos, atualmente grupos que há muito eram silenciados tem buscado visibilidade. Neste, sentido projetos de lei derivados dessa concepção conservadora, tentam relegar assuntos como gênero e diversidade sexual para fora dos espaços de discussão que estes poderiam ter, com vistas a manter a hegemonia das “concepções naturais”, que nada mais são que construções sociais como demonstrado neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDireitopt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode67084045-
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