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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Carvalho, Hallyne Luiz de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T12:59:12Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T12:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Hallyne Luiz de. Index prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidos. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28231 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola sem partido | pt_BR |
dc.subject | Radicalização | pt_BR |
dc.subject | Patrulhamento ideológico | pt_BR |
dc.subject | Questões de gênero | pt_BR |
dc.title | Index prohibitorum: gênero no rol de assuntos proibidos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Rosa Maria Zaia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8865507024489613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Neiva Flária de | - |
dc.contributor.referee2 | Crosara, Daniela de Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6158572144834219 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante de um contexto de radicalização política crescente após 2010 e o consequente crescimento e visibilidade do Movimento ESP, surgiram propostas de modificações substanciais em relação à escola e as práticas pedagógicas nela inseridas. O objetivo deste estudo é investigar os motivos pelos quais a escola tornou-se um dos pontos de disputa em meio ao processo de radicalização política, se os projetos derivados das proposições do movimento ESP ou que derivam do movimento estão em consonância com os ditames constitucionais e dos tratados de direitos humanos e, ainda analisar as razões pelas quais o movimento e seus correligionários tem o interesse de banir da escola dentre outros assuntos a temática de gênero das escolas. Por meio da revisão bibliográfica, adotando autores pertinentes ao tema, chegou-se a conclusão de que a escola em seu aspecto conservador apoia justamente a manutenção da ordem social, de forma a normatizar e normalizar comportamentos, atualmente grupos que há muito eram silenciados tem buscado visibilidade. Neste, sentido projetos de lei derivados dessa concepção conservadora, tentam relegar assuntos como gênero e diversidade sexual para fora dos espaços de discussão que estes poderiam ter, com vistas a manter a hegemonia das “concepções naturais”, que nada mais são que construções sociais como demonstrado neste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Direito | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67084045 | - |
Appears in Collections: | TCC - Direito |
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IndexProhibitorumGênero .pdf | Trabalho de conclusão de curso | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
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