Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Marques, Nathalia Geovanna Cardoso
Primeiro orientador: Lima, Luciana Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Cirlei Evangelista Silva
Segundo membro da banca: Nascimento, Ruben de Oliveira
Resumo: No Brasil, as legislações nacionais, afirmam o direito da criança de 0 a 5 anos a Educação Infantil que promova seu desenvolvimento integral. Apesar dos avanços legais, a atuação da Educação Infantil frente ao desenvolvimento integral da criança e, mais especificamente, ao desenvolvimento da sua personalidade, ainda é um desafio e demanda investigações acadêmicas. Nesse cenário, a presente pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, fundamentada na Psicologia histórico-cultural, teve como objetivo realizar levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a Educação Infantil e a constituição da personalidade. O levantamento foi realizado de 2018 a 2019, na Biblioteca Virtual em SaúdePsicologia, visando a seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2019. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n=273), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=6) e construídas categorias de análise para a discussão e apresentação dos dados, a saber: 1) Produção acadêmica sobre a Educação Infantil e personalidade; 2) Concepções sobre personalidade; 3) O papel do brincar na constituição da personalidade; 4) Propostas pedagógicas e a constituição da personalidade. As análises dos dados apontaram variabilidades nas concepções de personalidade e no papel do brincar em sua constituição, e indicaram a importância da prática pedagógica como promotora do desenvolvimento da personalidade. Consideramos a necessidade de novos estudos que explorem outros aspectos relativos a temática e que possibilitem a (re)construção de conhecimentos científicos na área, contribuindo com a melhoria do processo educativo e a construção da personalidade da criança na Educação Infantil.
Palavras-chave: Personalidade
Educação infantil
Creche
Pré-escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Nathalia Geovanna Cardoso. Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093
Data de defesa: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelaçõesEntreEducação .pdf952.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.