Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Nathalia Geovanna Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T12:51:25Z | - |
dc.date.available | 2020-01-02T12:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Nathalia Geovanna Cardoso. Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Personalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.title | Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Luciana Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0461476961455932 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Cirlei Evangelista Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Ruben de Oliveira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, as legislações nacionais, afirmam o direito da criança de 0 a 5 anos a Educação Infantil que promova seu desenvolvimento integral. Apesar dos avanços legais, a atuação da Educação Infantil frente ao desenvolvimento integral da criança e, mais especificamente, ao desenvolvimento da sua personalidade, ainda é um desafio e demanda investigações acadêmicas. Nesse cenário, a presente pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, fundamentada na Psicologia histórico-cultural, teve como objetivo realizar levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a Educação Infantil e a constituição da personalidade. O levantamento foi realizado de 2018 a 2019, na Biblioteca Virtual em SaúdePsicologia, visando a seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2019. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n=273), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=6) e construídas categorias de análise para a discussão e apresentação dos dados, a saber: 1) Produção acadêmica sobre a Educação Infantil e personalidade; 2) Concepções sobre personalidade; 3) O papel do brincar na constituição da personalidade; 4) Propostas pedagógicas e a constituição da personalidade. As análises dos dados apontaram variabilidades nas concepções de personalidade e no papel do brincar em sua constituição, e indicaram a importância da prática pedagógica como promotora do desenvolvimento da personalidade. Consideramos a necessidade de novos estudos que explorem outros aspectos relativos a temática e que possibilitem a (re)construção de conhecimentos científicos na área, contribuindo com a melhoria do processo educativo e a construção da personalidade da criança na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesEntreEducação .pdf | 952.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.