Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica |
Autor: | Marques, Nathalia Geovanna Cardoso |
Primer orientador: | Lima, Luciana Pereira de |
Primer miembro de la banca: | Souza, Cirlei Evangelista Silva |
Segundo miembro de la banca: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
Resumen: | No Brasil, as legislações nacionais, afirmam o direito da criança de 0 a 5 anos a Educação Infantil que promova seu desenvolvimento integral. Apesar dos avanços legais, a atuação da Educação Infantil frente ao desenvolvimento integral da criança e, mais especificamente, ao desenvolvimento da sua personalidade, ainda é um desafio e demanda investigações acadêmicas. Nesse cenário, a presente pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, fundamentada na Psicologia histórico-cultural, teve como objetivo realizar levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a Educação Infantil e a constituição da personalidade. O levantamento foi realizado de 2018 a 2019, na Biblioteca Virtual em SaúdePsicologia, visando a seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2019. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n=273), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=6) e construídas categorias de análise para a discussão e apresentação dos dados, a saber: 1) Produção acadêmica sobre a Educação Infantil e personalidade; 2) Concepções sobre personalidade; 3) O papel do brincar na constituição da personalidade; 4) Propostas pedagógicas e a constituição da personalidade. As análises dos dados apontaram variabilidades nas concepções de personalidade e no papel do brincar em sua constituição, e indicaram a importância da prática pedagógica como promotora do desenvolvimento da personalidade. Consideramos a necessidade de novos estudos que explorem outros aspectos relativos a temática e que possibilitem a (re)construção de conhecimentos científicos na área, contribuindo com a melhoria do processo educativo e a construção da personalidade da criança na Educação Infantil. |
Palabras clave: | Personalidade Educação infantil Creche Pré-escola |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MARQUES, Nathalia Geovanna Cardoso. Relações entre educação Infantil e constituição da personalidade: uma pesquisa bibliográfica. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28093 |
Fecha de defensa: | 8-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesEntreEducação .pdf | 952.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.