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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1818-3688 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mobilidade internacional: contribuições na formação docente |
Título(s) alternativo(s): | International mobility: contributions to teacher training |
Autor(es): | Rodrigues, Letícia Araújo |
Primeiro orientador: | Marim, Vlademir |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Germano Abud de |
Segundo membro da banca: | Santos, Valmir Machado dos |
Resumo: | Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso da licenciatura em matemática da Faculdade de Matemática da UFU e busca responder a seguinte indagação: Quais são as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal? O objetivo geral consiste em analisar as convergências e as divergências entre as mobilidades internacionais dos três programas presentes na formação docente e desenvolvidas em Portugal. Para o desenvolvimento do objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) descrever as propostas dos três programas de mobilidades; (b) comparar as propostas identificadas nos três programas de mobilidades; (c) compreender os saberes docentes e as competências necessárias para a formação docente, a fim de bem exercer esta profissão; e (d) identificar e compreender quais são as contribuições que os programas de mobilidades desenvolvidos na formação docente podem tornar o estudante um profissional melhor qualificado para o mercado de trabalho. Para atingir esses objetivos abordamos os contextos sociopolíticos do Brasil e de Portugal, as instituições formadoras que fizeram parte do processo de formação da autora da pesquisa e os programas de mobilidades internacionais supramencionados. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial e continuada de melhor qualidade e que atendem as novas demandas educativas da sociedade contemporânea. |
Palavras-chave: | Aprendizagem discente Formação docente Mobilidade internacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RODRIGUES, Letícia Araújo. Mobilidade internacional: contribuições na formação docente. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083 |
Data de defesa: | 9-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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