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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1818-3688
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mobilidade internacional: contribuições na formação docente
Título(s) alternativo(s): International mobility: contributions to teacher training
Autor(es): Rodrigues, Letícia Araújo
Primeiro orientador: Marim, Vlademir
Primeiro membro da banca: Rezende, Germano Abud de
Segundo membro da banca: Santos, Valmir Machado dos
Resumo: Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso da licenciatura em matemática da Faculdade de Matemática da UFU e busca responder a seguinte indagação: Quais são as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal? O objetivo geral consiste em analisar as convergências e as divergências entre as mobilidades internacionais dos três programas presentes na formação docente e desenvolvidas em Portugal. Para o desenvolvimento do objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) descrever as propostas dos três programas de mobilidades; (b) comparar as propostas identificadas nos três programas de mobilidades; (c) compreender os saberes docentes e as competências necessárias para a formação docente, a fim de bem exercer esta profissão; e (d) identificar e compreender quais são as contribuições que os programas de mobilidades desenvolvidos na formação docente podem tornar o estudante um profissional melhor qualificado para o mercado de trabalho. Para atingir esses objetivos abordamos os contextos sociopolíticos do Brasil e de Portugal, as instituições formadoras que fizeram parte do processo de formação da autora da pesquisa e os programas de mobilidades internacionais supramencionados. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial e continuada de melhor qualidade e que atendem as novas demandas educativas da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Aprendizagem discente
Formação docente
Mobilidade internacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Letícia Araújo. Mobilidade internacional: contribuições na formação docente. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083
Data de defesa: 9-Dez-2019
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