Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1818-3688
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mobilidade internacional: contribuições na formação docente
Título (s) alternativo (s): International mobility: contributions to teacher training
Autor: Rodrigues, Letícia Araújo
Primer orientador: Marim, Vlademir
Primer miembro de la banca: Rezende, Germano Abud de
Segundo miembro de la banca: Santos, Valmir Machado dos
Resumen: Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso da licenciatura em matemática da Faculdade de Matemática da UFU e busca responder a seguinte indagação: Quais são as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal? O objetivo geral consiste em analisar as convergências e as divergências entre as mobilidades internacionais dos três programas presentes na formação docente e desenvolvidas em Portugal. Para o desenvolvimento do objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) descrever as propostas dos três programas de mobilidades; (b) comparar as propostas identificadas nos três programas de mobilidades; (c) compreender os saberes docentes e as competências necessárias para a formação docente, a fim de bem exercer esta profissão; e (d) identificar e compreender quais são as contribuições que os programas de mobilidades desenvolvidos na formação docente podem tornar o estudante um profissional melhor qualificado para o mercado de trabalho. Para atingir esses objetivos abordamos os contextos sociopolíticos do Brasil e de Portugal, as instituições formadoras que fizeram parte do processo de formação da autora da pesquisa e os programas de mobilidades internacionais supramencionados. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial e continuada de melhor qualidade e que atendem as novas demandas educativas da sociedade contemporânea.
Palabras clave: Aprendizagem discente
Formação docente
Mobilidade internacional
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Letícia Araújo. Mobilidade internacional: contribuições na formação docente. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083
Fecha de defensa: 9-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MobilidadeInternacionalContribuições.pdfTCC1.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.