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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Letícia Araújo-
dc.date.accessioned2019-12-30T16:54:06Z-
dc.date.available2019-12-30T16:54:06Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Letícia Araújo. Mobilidade internacional: contribuições na formação docente. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28083-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem discentept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMobilidade internacionalpt_BR
dc.titleMobilidade internacional: contribuições na formação docentept_BR
dc.title.alternativeInternational mobility: contributions to teacher trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Germano Abud de-
dc.contributor.referee2Santos, Valmir Machado dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6569419335688157pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso da licenciatura em matemática da Faculdade de Matemática da UFU e busca responder a seguinte indagação: Quais são as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal? O objetivo geral consiste em analisar as convergências e as divergências entre as mobilidades internacionais dos três programas presentes na formação docente e desenvolvidas em Portugal. Para o desenvolvimento do objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) descrever as propostas dos três programas de mobilidades; (b) comparar as propostas identificadas nos três programas de mobilidades; (c) compreender os saberes docentes e as competências necessárias para a formação docente, a fim de bem exercer esta profissão; e (d) identificar e compreender quais são as contribuições que os programas de mobilidades desenvolvidos na formação docente podem tornar o estudante um profissional melhor qualificado para o mercado de trabalho. Para atingir esses objetivos abordamos os contextos sociopolíticos do Brasil e de Portugal, as instituições formadoras que fizeram parte do processo de formação da autora da pesquisa e os programas de mobilidades internacionais supramencionados. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial e continuada de melhor qualidade e que atendem as novas demandas educativas da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode66641623-
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

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