Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27663
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1941-4257
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Imageamento com VANT aplicado à recuperação do solo e água de uma microbacia hidrográfica em Estrela do Sul - MG
Autor(es): Maia, Herberth Mota
Primeiro orientador: Vasconcelos, Bruno Nery Fernandes
Resumo: Este trabalho foi concebido com o objetivo de realizar um diagnóstico ambiental dos recursos naturais de uma propriedade rural que está inserida em uma microbacia hidrográfica, localizada no município de Estrela do Sul-MG, afim de subsidiar tomadas de decisão futuras que visam tornar o manejo desta propriedade agrícola mais eficiente e conservacionista. O diagnóstico foi realizado através do aerolevantamento com uso de um VANT, onde foi gerada uma ortofotocarta com GSD de 5,93 cm, auxiliando de maneira efetiva nas campanhas de campo, onde percorreu-se toda a extensão da propriedade de área equivalente a 53,4 ha, e foram descritos e coletados 12 perfis de solo completos, além de avaliados e coletadas mais 40 amostras extras e 4 amostras de água de forma a representar a realidade total dos ambientes da área de estudo. Após a execução das respectivas análises químicas e físicas do solo e água, foi elaborada uma tabulação com interpretação dos dados onde foi correlacionado o tipo de solo com o ambiente de ocorrência, permitindo assim a confecção de bases cartográficas com auxílio da ortofotocarta. Foram gerados um total de seis mapas, quatro mapas temáticos: Mapa de Solos; Mapa de Geoambientes; Mapa de Zoneamento Agroambiental e Mapa de Focos Erosivos, e dois mapas informativos: Mapa de áreas prioritárias para intervenção; Mapa de Pontos amostrais coletados. Constatou-se que os solos da área de estudo apresentam boa fertilidade natural, no entanto geralmente são solos pouco profundos e com considerável grau de susceptibilidade à erosão, sendo encontrado um total de 12 unidades de mapeamento na área de trabalho. Foram identificados 13 Geoambientes distintos, que representam a estratificação ambiental da propriedade, principalmente quanto a solos e relevo. Foram levantados 28 focos erosivos, todos associados à atividade agropecuária. No zoneamento agroambiental foram identificadas 6 zonas diferentes sendo estas atribuídas a diferentes níveis de intensidade de uso dos solos. Além disso, foi estabelecida uma área prioritária para intervenção no período de chuvas 2019/2020, visando a melhoria do processo de recarga hídrica da propriedade rural. Após definida a área prioritária foram estabelecidas as seguintes propostas de intervenção: Construção de bacias ou bolsões de infiltração; Estabelecimento de represas em pontos estratégicos; Reestabelecimento de curvas de nível; Plantio de árvores (mudas e sementes) nas curvas de nível e em zonas com funções de recarga hídrica ou de proteção ciliar.
Palavras-chave: Aerolevantamento
Vant
Geoambientes
Zoneamento agroambiental
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAIA, Herberth Mota. Imageamento com VANT aplicado à recuperação do solo e água de uma microbacia hidrográfica em Estrela do Sul - MG. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27663
Data de defesa: 19-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImageamentoComVant.pdfTCC8.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons