Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27540
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Gestão empreendedora feminina no ambiente organizacional da rede de varejo e lojas Magazine Luiza
Título(s) alternativo(s): Women's entrepreneurent management in the organizational environment of retail and magazine stores network
Autor(es): Torquato, Valquiria dos Santos
Primeiro orientador: Silva, Edson Arlindo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal compreender a gestão empreendedora feminina à frente de um negócio de sucesso. Especificamente pretendeu-se conhecer o perfil e as características empreendedoras da empresária Luiza Trajano, diretora executiva da Rede de Lojas e Varejo Magazine Luiza, tendo em vista as principais práticas de gestão empreendedora da empresária ao longo da história e consolidação do empreendimento por ela constituído. Por meio da Pesquisa Documental foi possível conhecer um pouco da história e da dinâmica de trabalho da empreendedora Luiza Trajano, bem como sua trajetória de sucesso e de posturas promissoras frente ao mundo empresarial, o que a fez ser reconhecida nacional e internacionalmente. Na ausência de uma entrevista direta com a empreendedora Luiza Trajano, optou-se por realizar uma entrevista semiestruturada com uma de suas principais gestoras, que forneceu informações significativas sobre o perfil da empresária e suas habilidades de gestão. Os resultados relevantes da pesquisa apontam para dois aspectos abrangentes, quais sejam: o primeiro, consiste em revelar as decisões arriscadas, mas calculadas da empresária no sentido de dinamizar os negócios da empresa; o segundo aspecto mostra habilidades conceituais, humanas e técnicas para se relacionar com pessoas e empresas em prol do crescimento sustentado dos negócios da Rede de Lojas e Varejo Magazine Luiza. As conclusões encontradas trazem à tona exemplos de coragem, de desafios e de superação da empreendedora para alavancar os negócios da empresa e torná-los mais competitivos, atrativos e repletos de diferenciais que buscam romper com a gestão tradicional de se fazer negócios. Notadamente as limitações do presente estudo apontam para a necessidade de se fazer futuras pesquisas sobre a empreendedora Luiza Trajano no sentido de melhor aprofundar as informações sobre suas práticas de gestão, consideradas por alguns autores discutidos neste estudo como práticas ousadas, agregadoras de valor, inovadoras e proativas.
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Magazine Luiza
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TORQUATO, Valquíria dos Santos. Gestão empreendedora feminina no ambiente organizacional da rede de varejo e lojas magazine luiza. 2019 .22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlandia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27540
Data de defesa: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoEmpreendedoraFeminina.pdf457.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons