Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27540
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Gestão empreendedora feminina no ambiente organizacional da rede de varejo e lojas Magazine Luiza
Título (s) alternativo (s): Women's entrepreneurent management in the organizational environment of retail and magazine stores network
Autor: Torquato, Valquiria dos Santos
Primer orientador: Silva, Edson Arlindo
Resumen: O presente estudo teve como objetivo principal compreender a gestão empreendedora feminina à frente de um negócio de sucesso. Especificamente pretendeu-se conhecer o perfil e as características empreendedoras da empresária Luiza Trajano, diretora executiva da Rede de Lojas e Varejo Magazine Luiza, tendo em vista as principais práticas de gestão empreendedora da empresária ao longo da história e consolidação do empreendimento por ela constituído. Por meio da Pesquisa Documental foi possível conhecer um pouco da história e da dinâmica de trabalho da empreendedora Luiza Trajano, bem como sua trajetória de sucesso e de posturas promissoras frente ao mundo empresarial, o que a fez ser reconhecida nacional e internacionalmente. Na ausência de uma entrevista direta com a empreendedora Luiza Trajano, optou-se por realizar uma entrevista semiestruturada com uma de suas principais gestoras, que forneceu informações significativas sobre o perfil da empresária e suas habilidades de gestão. Os resultados relevantes da pesquisa apontam para dois aspectos abrangentes, quais sejam: o primeiro, consiste em revelar as decisões arriscadas, mas calculadas da empresária no sentido de dinamizar os negócios da empresa; o segundo aspecto mostra habilidades conceituais, humanas e técnicas para se relacionar com pessoas e empresas em prol do crescimento sustentado dos negócios da Rede de Lojas e Varejo Magazine Luiza. As conclusões encontradas trazem à tona exemplos de coragem, de desafios e de superação da empreendedora para alavancar os negócios da empresa e torná-los mais competitivos, atrativos e repletos de diferenciais que buscam romper com a gestão tradicional de se fazer negócios. Notadamente as limitações do presente estudo apontam para a necessidade de se fazer futuras pesquisas sobre a empreendedora Luiza Trajano no sentido de melhor aprofundar as informações sobre suas práticas de gestão, consideradas por alguns autores discutidos neste estudo como práticas ousadas, agregadoras de valor, inovadoras e proativas.
Palabras clave: Empreendedorismo feminino
Magazine Luiza
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TORQUATO, Valquíria dos Santos. Gestão empreendedora feminina no ambiente organizacional da rede de varejo e lojas magazine luiza. 2019 .22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlandia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27540
Fecha de defensa: 28-nov-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GestãoEmpreendedoraFeminina.pdf457.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons