Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1560-9794
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Satisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações online
Título(s) alternativo(s): Smartphone Users' Satisfaction and Regional Aspects: Factors Emerging from Online Reviews
Autor(es): Silva Júnior, Romes Jorge da
Primeiro orientador: Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Silva
Segundo membro da banca: Albertin, Alberto Luiz
Resumo: A utilização de Tecnologias da Informação - TI tem aumentado cada vez mais, impulsionando o desenvolvimento de teorias e estudos diversos sobre a satisfação de usuários de tais tecnologias. Ao mesmo passo, o crescimento e popularidade da World Wide Web (WWW) em nível mundial resultou no aperfeiçoamento das plataformas de comércio eletrônico, possibilitando o compartilhamento de experiências e percepções dos usuários quanto aos produtos adquiridos. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores relacionados à satisfação de usuários de smartphones que emergem de avaliações online apresentadas pelos consumidores. Por meio da técnica de análise de conteúdo e da análise de regressão logística ordinal, foi examinada a relação entre os atributos identificados e a satisfação dos usuários de smartphones, no intuito de contribuir para o campo de estudos sobre a satisfação de usuários de TI. Como objetivo secundário, o estudo visou demonstrar a influência de aspectos regionais nos níveis de satisfação dos usuários de smartphones. Os resultados demonstram que tanto os atributos relativos aos dispositivos dos smartphones quanto atributos relacionados aos vendedores podem influenciar significativamente a satisfação dos usuários, destacando-se fatores como preço, facilidade de configuração, funcionamento adequado, durabilidade, design, relação custo x benefício, serviço de entrega, atendimento, qualidade da tela, duração da bateria, atendimento durante a compra e pós-compra, atendimento das expectativas e recursos de segurança. O efeito do fator socioeconômico, representado pelo PIB per capita das cidades informadas pelos usuários, também se mostrou significativo. Este estudo contribui para a literatura ao incluir aspectos regionais, o que pode expandir a discussão relacionada à satisfação dos usuários de smartphones.
Abstract: The use of Information Technology - IT has increased considerably in recent years, stimulating the development of diverse studies and theories regarding the user satisfaction when using such technologies. Simultaneously, the growth of the World Wide Web (WWW) in global scale led to the enhancement of e-commerce platforms, enabling users to share their purchase experiences and product evaluations with their peers. Considering this context, the goal of the present research consists in identifying the aspects related to the smartphone users’ satisfaction that emerge from online customer reviews. The content analysis technique and ordinal logistic regression analysis were performed in the study, which examined the relationship between the attributes that were identified and smartphone users’ satisfaction, in order to contribute to the field of studies on Information Technology user satisfaction. The study also aimed to demonstrate the influence of regional aspects on smartphone users’ satisfaction levels. The results show that smartphone device attributes and seller-related characteristics, such as price, ease of configuration, proper functioning, durability, design, cost-benefit ratio, delivery, service, screen quality, battery life, purchase and post-purchase service, fulfilled expectations, and security features can significantly affect the user satisfaction. The impact of the socioeconomic factor, represented by the GDP per capita of the cities informed by the users, was also significant. This study contributes to the literature by including regional aspects, which may expand the discussion related to smartphone users’ satisfaction.
Palavras-chave: Satisfação dos usuários de Tecnologias da Informação
Dispositivos móveis
Regionalidade
Information Technology User Satisfaction
Mobile Devices
Regionality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: SILVA JR., Romes Jorge da. Satisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações online. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160
Data de defesa: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SatisfacaoUsuariosSmartphones.pdfDissertação ou Tese1.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons