Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1560-9794
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Satisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações online
Alternate title (s): Smartphone Users' Satisfaction and Regional Aspects: Factors Emerging from Online Reviews
Author: Silva Júnior, Romes Jorge da
First Advisor: Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira
First member of the Committee: Pereira, Vinícius Silva
Second member of the Committee: Albertin, Alberto Luiz
Summary: A utilização de Tecnologias da Informação - TI tem aumentado cada vez mais, impulsionando o desenvolvimento de teorias e estudos diversos sobre a satisfação de usuários de tais tecnologias. Ao mesmo passo, o crescimento e popularidade da World Wide Web (WWW) em nível mundial resultou no aperfeiçoamento das plataformas de comércio eletrônico, possibilitando o compartilhamento de experiências e percepções dos usuários quanto aos produtos adquiridos. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores relacionados à satisfação de usuários de smartphones que emergem de avaliações online apresentadas pelos consumidores. Por meio da técnica de análise de conteúdo e da análise de regressão logística ordinal, foi examinada a relação entre os atributos identificados e a satisfação dos usuários de smartphones, no intuito de contribuir para o campo de estudos sobre a satisfação de usuários de TI. Como objetivo secundário, o estudo visou demonstrar a influência de aspectos regionais nos níveis de satisfação dos usuários de smartphones. Os resultados demonstram que tanto os atributos relativos aos dispositivos dos smartphones quanto atributos relacionados aos vendedores podem influenciar significativamente a satisfação dos usuários, destacando-se fatores como preço, facilidade de configuração, funcionamento adequado, durabilidade, design, relação custo x benefício, serviço de entrega, atendimento, qualidade da tela, duração da bateria, atendimento durante a compra e pós-compra, atendimento das expectativas e recursos de segurança. O efeito do fator socioeconômico, representado pelo PIB per capita das cidades informadas pelos usuários, também se mostrou significativo. Este estudo contribui para a literatura ao incluir aspectos regionais, o que pode expandir a discussão relacionada à satisfação dos usuários de smartphones.
Abstract: The use of Information Technology - IT has increased considerably in recent years, stimulating the development of diverse studies and theories regarding the user satisfaction when using such technologies. Simultaneously, the growth of the World Wide Web (WWW) in global scale led to the enhancement of e-commerce platforms, enabling users to share their purchase experiences and product evaluations with their peers. Considering this context, the goal of the present research consists in identifying the aspects related to the smartphone users’ satisfaction that emerge from online customer reviews. The content analysis technique and ordinal logistic regression analysis were performed in the study, which examined the relationship between the attributes that were identified and smartphone users’ satisfaction, in order to contribute to the field of studies on Information Technology user satisfaction. The study also aimed to demonstrate the influence of regional aspects on smartphone users’ satisfaction levels. The results show that smartphone device attributes and seller-related characteristics, such as price, ease of configuration, proper functioning, durability, design, cost-benefit ratio, delivery, service, screen quality, battery life, purchase and post-purchase service, fulfilled expectations, and security features can significantly affect the user satisfaction. The impact of the socioeconomic factor, represented by the GDP per capita of the cities informed by the users, was also significant. This study contributes to the literature by including regional aspects, which may expand the discussion related to smartphone users’ satisfaction.
Keywords: Satisfação dos usuários de Tecnologias da Informação
Dispositivos móveis
Regionalidade
Information Technology User Satisfaction
Mobile Devices
Regionality
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Administração
Quote: SILVA JR., Romes Jorge da. Satisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações online. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160
Date of defense: 29-Aug-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SatisfacaoUsuariosSmartphones.pdfDissertação ou Tese1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons