Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Júnior, Romes Jorge da-
dc.date.accessioned2019-10-14T18:07:37Z-
dc.date.available2019-10-14T18:07:37Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationSILVA JR., Romes Jorge da. Satisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações online. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27160-
dc.description.abstractThe use of Information Technology - IT has increased considerably in recent years, stimulating the development of diverse studies and theories regarding the user satisfaction when using such technologies. Simultaneously, the growth of the World Wide Web (WWW) in global scale led to the enhancement of e-commerce platforms, enabling users to share their purchase experiences and product evaluations with their peers. Considering this context, the goal of the present research consists in identifying the aspects related to the smartphone users’ satisfaction that emerge from online customer reviews. The content analysis technique and ordinal logistic regression analysis were performed in the study, which examined the relationship between the attributes that were identified and smartphone users’ satisfaction, in order to contribute to the field of studies on Information Technology user satisfaction. The study also aimed to demonstrate the influence of regional aspects on smartphone users’ satisfaction levels. The results show that smartphone device attributes and seller-related characteristics, such as price, ease of configuration, proper functioning, durability, design, cost-benefit ratio, delivery, service, screen quality, battery life, purchase and post-purchase service, fulfilled expectations, and security features can significantly affect the user satisfaction. The impact of the socioeconomic factor, represented by the GDP per capita of the cities informed by the users, was also significant. This study contributes to the literature by including regional aspects, which may expand the discussion related to smartphone users’ satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSatisfação dos usuários de Tecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectRegionalidadept_BR
dc.subjectInformation Technology User Satisfactionpt_BR
dc.subjectMobile Devicespt_BR
dc.subjectRegionalitypt_BR
dc.titleSatisfação dos usuários de smartphones e regionalidade: fatores que emergem de avaliações onlinept_BR
dc.title.alternativeSmartphone Users' Satisfaction and Regional Aspects: Factors Emerging from Online Reviewspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2318312816221334pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Vinícius Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266010376410444pt_BR
dc.contributor.referee2Albertin, Alberto Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431862748743320pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751791682080812pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de Tecnologias da Informação - TI tem aumentado cada vez mais, impulsionando o desenvolvimento de teorias e estudos diversos sobre a satisfação de usuários de tais tecnologias. Ao mesmo passo, o crescimento e popularidade da World Wide Web (WWW) em nível mundial resultou no aperfeiçoamento das plataformas de comércio eletrônico, possibilitando o compartilhamento de experiências e percepções dos usuários quanto aos produtos adquiridos. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores relacionados à satisfação de usuários de smartphones que emergem de avaliações online apresentadas pelos consumidores. Por meio da técnica de análise de conteúdo e da análise de regressão logística ordinal, foi examinada a relação entre os atributos identificados e a satisfação dos usuários de smartphones, no intuito de contribuir para o campo de estudos sobre a satisfação de usuários de TI. Como objetivo secundário, o estudo visou demonstrar a influência de aspectos regionais nos níveis de satisfação dos usuários de smartphones. Os resultados demonstram que tanto os atributos relativos aos dispositivos dos smartphones quanto atributos relacionados aos vendedores podem influenciar significativamente a satisfação dos usuários, destacando-se fatores como preço, facilidade de configuração, funcionamento adequado, durabilidade, design, relação custo x benefício, serviço de entrega, atendimento, qualidade da tela, duração da bateria, atendimento durante a compra e pós-compra, atendimento das expectativas e recursos de segurança. O efeito do fator socioeconômico, representado pelo PIB per capita das cidades informadas pelos usuários, também se mostrou significativo. Este estudo contribui para a literatura ao incluir aspectos regionais, o que pode expandir a discussão relacionada à satisfação dos usuários de smartphones.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2326pt_BR
dc.orcid.putcode63136698-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SatisfacaoUsuariosSmartphones.pdfDissertação ou Tese1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons