Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26858
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Em que século estamos? Novos caminhos e reprodução dos cânones na música de concerto
Alternate title (s): What century are we in? New ways and the reproduction of canons in concert music
Author: Aguiar, Carlos Rodrigues Junior de
First Advisor: Baia, Silvano Fernandes
First member of the Committee: Tomás, Lia Vera
Second member of the Committee: Voigt, André Fabiano
Summary: Esta pesquisa apresenta um panorama da prática musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de uma catalogação dos programas de recitais realizados na Sala Camargo Guarnieri, sob a direção dos projetos Intermezzo e Prelúdio, no período de 2013 a 2017. A partir desse panorama, faz-se uma reflexão sobre a formação da concepção e gosto musicais, bem como sobre os fatores que influenciam tal formação. Os sistemas composicionais, tonal e não tonal, servem como parâmetros, para o contraste entre uma concepção musical formada a partir das novas estéticas musicais surgidas, principalmente, no século XX e uma concepção musical pautada na estética e no repertório tonal tradicional, concentrado, em grande parte, no período clássico-romântico.
Abstract: This research presents an overview of the musical practice of the students of the Music Course of the Federal University of Uberlândia, from a catalog of recital programs held in the Sala Camargo Guarnieri, under the direction of the Intermezzo and Prelude projects, from 2013 to 2017. From this panorama, a reflection is made about the formation of musical conception and taste, as well as on the factors that influence such formation. The compositional systems, tonal and non-tonal, serve as parameters for the contrast between, a musical conception formed from the new musical aesthetics, that arose mainly, in the twentieth century and a musical conception based on aesthetics and the traditional tonal repertoire, concentrated in the classical-romantic period.
Keywords: Concepção musical
Musical conception
Gosto
Taste
Estética
Aesthetics
Repertório
Repertoire
Sistemas composicionais
Compositional systems
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Música
Quote: AGUIAR, Carlos Rodrigues Junior de. Em que século estamos? Novos caminhos e reprodução dos cânones na música de concerto. 2019. 279 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.605
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.605
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26858
Date of defense: 29-Oct-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeculoEstamosNovos.pdfDissertação de Mestrado12.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons