Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26858
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Em que século estamos? Novos caminhos e reprodução dos cânones na música de concerto
Título (s) alternativo (s): What century are we in? New ways and the reproduction of canons in concert music
Autor: Aguiar, Carlos Rodrigues Junior de
Primer orientador: Baia, Silvano Fernandes
Primer miembro de la banca: Tomás, Lia Vera
Segundo miembro de la banca: Voigt, André Fabiano
Resumen: Esta pesquisa apresenta um panorama da prática musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de uma catalogação dos programas de recitais realizados na Sala Camargo Guarnieri, sob a direção dos projetos Intermezzo e Prelúdio, no período de 2013 a 2017. A partir desse panorama, faz-se uma reflexão sobre a formação da concepção e gosto musicais, bem como sobre os fatores que influenciam tal formação. Os sistemas composicionais, tonal e não tonal, servem como parâmetros, para o contraste entre uma concepção musical formada a partir das novas estéticas musicais surgidas, principalmente, no século XX e uma concepção musical pautada na estética e no repertório tonal tradicional, concentrado, em grande parte, no período clássico-romântico.
Abstract: This research presents an overview of the musical practice of the students of the Music Course of the Federal University of Uberlândia, from a catalog of recital programs held in the Sala Camargo Guarnieri, under the direction of the Intermezzo and Prelude projects, from 2013 to 2017. From this panorama, a reflection is made about the formation of musical conception and taste, as well as on the factors that influence such formation. The compositional systems, tonal and non-tonal, serve as parameters for the contrast between, a musical conception formed from the new musical aesthetics, that arose mainly, in the twentieth century and a musical conception based on aesthetics and the traditional tonal repertoire, concentrated in the classical-romantic period.
Palabras clave: Concepção musical
Musical conception
Gosto
Taste
Estética
Aesthetics
Repertório
Repertoire
Sistemas composicionais
Compositional systems
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: AGUIAR, Carlos Rodrigues Junior de. Em que século estamos? Novos caminhos e reprodução dos cânones na música de concerto. 2019. 279 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.605
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.605
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26858
Fecha de defensa: 29-oct-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SeculoEstamosNovos.pdfDissertação de Mestrado12.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons