Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Reverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroom |
Autor(es): | Tizzo, Ana Luiza Santos |
Primeiro orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Leandro Belinaso |
Segundo membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação. |
Abstract: | We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers. |
Palavras-chave: | Empatia Educação Alteridade Empathy Criação Otherness Emoções Creation Emotions |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 . |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 |
Data de defesa: | 26-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReverberandoAfetosPotencializando.pdf | Dissertação | 826.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons