Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tizzo, Ana Luiza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:39:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:39:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.citation | TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 | - |
dc.description.abstract | We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Empathy | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Otherness | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Creation | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.title | Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Reverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroom | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Leandro Belinaso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7140550688991603 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Coimbra, Camila Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/113374154231492 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2229172670400101 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 87 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReverberandoAfetosPotencializando.pdf | Dissertação | 826.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License