Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTizzo, Ana Luiza Santos-
dc.date.accessioned2019-08-14T17:39:27Z-
dc.date.available2019-08-14T17:39:27Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationTIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687-
dc.description.abstractWe live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.titleReverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeReverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Leandro Belinaso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7140550688991603pt_BR
dc.contributor.referee2Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/113374154231492pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2229172670400101pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoVivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration87pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReverberandoAfetosPotencializando.pdfDissertação826.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons