Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
Título (s) alternativo (s): | Reverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroom |
Autor: | Tizzo, Ana Luiza Santos |
Primer orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primer miembro de la banca: | Guimarães, Leandro Belinaso |
Segundo miembro de la banca: | Coimbra, Camila Lima |
Resumen: | Vivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação. |
Abstract: | We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers. |
Palabras clave: | Empatia Educação Alteridade Empathy Criação Otherness Emoções Creation Emotions |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 . |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 |
Fecha de defensa: | 26-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReverberandoAfetosPotencializando.pdf | Dissertação | 826.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons