Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTS
Autor(es): Araújo, Kleisson Alves
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Novaes, Marcel
Segundo membro da banca: Silva, Anielle Christine Almeida
Resumo: Ao longo da história, sempre houve relatos de incêndios, uns com grandes proporções de destruição e outros menores, mas trazendo consigo sempre uma história de perda tanto para as pessoas quanto para a natureza. O Brasil já sofreu muito com incêndio florestal e urbano e sofre ainda hoje. Muitos desses incêndios ocorridos no Brasil e no mundo inciaram por negligência, por falta de informação sobre prevenção contra incêndios, pela falta de um pensamento crítico acerca disso e pela a falta de discernimento de relacionar conceitos físicos e de química com esse desastre. Atualmente, o ensino das matérias de ciência é estanque, sem conexão com outras disciplinas e muito menos com a tecnologia e com a sociedade. Diante disso foi montada uma proposta didática com enfoque CTS dividida por momentos, que utilizará alguns recursos didáticos como vídeos, experimentos físicos, aulas dialogadas, aulas expositivas e atividades de física com abordagem CTS. O enfoque CTS tem como objetivo formar alunos mais reflexivos e críticos, que possam atuar de maneira crítica frente aos problemas sociais. A proposta didática com abordagem CTS contida neste trabalho está estruturada de tal forma que primeiramente é apresentado ao aluno um conteúdo social que são os incêndios, na sequência a ciência envolvida, a tecnologia utilizada para combater esses desastres, os prejuízos que trazem para a sociedade e um debate sobre as interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e como cada uma influencia as outras.
Palavras-chave: Incêndios
Movimento CTS
Interações entre ciência,
Aluno reflexivo e crítico
Tecnologia e sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAÚJO, Kleisson Alves. O Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTS. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512
Data de defesa: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoTransferênciaCalor.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons