Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Kleisson Alves-
dc.date.accessioned2019-08-05T14:45:20Z-
dc.date.available2019-08-05T14:45:20Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Kleisson Alves. O Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTS. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIncêndiospt_BR
dc.subjectMovimento CTSpt_BR
dc.subjectInterações entre ciência,pt_BR
dc.subjectAluno reflexivo e críticopt_BR
dc.subjectTecnologia e sociedadept_BR
dc.titleO Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes, Marcel-
dc.contributor.referee2Silva, Anielle Christine Almeida-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história, sempre houve relatos de incêndios, uns com grandes proporções de destruição e outros menores, mas trazendo consigo sempre uma história de perda tanto para as pessoas quanto para a natureza. O Brasil já sofreu muito com incêndio florestal e urbano e sofre ainda hoje. Muitos desses incêndios ocorridos no Brasil e no mundo inciaram por negligência, por falta de informação sobre prevenção contra incêndios, pela falta de um pensamento crítico acerca disso e pela a falta de discernimento de relacionar conceitos físicos e de química com esse desastre. Atualmente, o ensino das matérias de ciência é estanque, sem conexão com outras disciplinas e muito menos com a tecnologia e com a sociedade. Diante disso foi montada uma proposta didática com enfoque CTS dividida por momentos, que utilizará alguns recursos didáticos como vídeos, experimentos físicos, aulas dialogadas, aulas expositivas e atividades de física com abordagem CTS. O enfoque CTS tem como objetivo formar alunos mais reflexivos e críticos, que possam atuar de maneira crítica frente aos problemas sociais. A proposta didática com abordagem CTS contida neste trabalho está estruturada de tal forma que primeiramente é apresentado ao aluno um conteúdo social que são os incêndios, na sequência a ciência envolvida, a tecnologia utilizada para combater esses desastres, os prejuízos que trazem para a sociedade e um debate sobre as interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e como cada uma influencia as outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoTransferênciaCalor.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons