Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Kleisson Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T14:45:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T14:45:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Kleisson Alves. O Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTS. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26512 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Incêndios | pt_BR |
dc.subject | Movimento CTS | pt_BR |
dc.subject | Interações entre ciência, | pt_BR |
dc.subject | Aluno reflexivo e crítico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e sociedade | pt_BR |
dc.title | O Ensino de Transferência de Calor Baseado na Temática Incêndios: Uma Proposta CTS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Novaes, Marcel | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Anielle Christine Almeida | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo da história, sempre houve relatos de incêndios, uns com grandes proporções de destruição e outros menores, mas trazendo consigo sempre uma história de perda tanto para as pessoas quanto para a natureza. O Brasil já sofreu muito com incêndio florestal e urbano e sofre ainda hoje. Muitos desses incêndios ocorridos no Brasil e no mundo inciaram por negligência, por falta de informação sobre prevenção contra incêndios, pela falta de um pensamento crítico acerca disso e pela a falta de discernimento de relacionar conceitos físicos e de química com esse desastre. Atualmente, o ensino das matérias de ciência é estanque, sem conexão com outras disciplinas e muito menos com a tecnologia e com a sociedade. Diante disso foi montada uma proposta didática com enfoque CTS dividida por momentos, que utilizará alguns recursos didáticos como vídeos, experimentos físicos, aulas dialogadas, aulas expositivas e atividades de física com abordagem CTS. O enfoque CTS tem como objetivo formar alunos mais reflexivos e críticos, que possam atuar de maneira crítica frente aos problemas sociais. A proposta didática com abordagem CTS contida neste trabalho está estruturada de tal forma que primeiramente é apresentado ao aluno um conteúdo social que são os incêndios, na sequência a ciência envolvida, a tecnologia utilizada para combater esses desastres, os prejuízos que trazem para a sociedade e um debate sobre as interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e como cada uma influencia as outras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoTransferênciaCalor.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License