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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5607-0505
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no museu antropológico de Ituiutaba – MG
Autor(es): Moreira, Tássita de Assis
Primeiro orientador: Silva, Dalva Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Mazza, Tayná Bonfim Mazzei
Segundo membro da banca: Silva Junior, Astrogildo Fernandes da
Resumo: Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a influência da historiografia clássica brasileira, elaborada nos séculos XIX e XX, na produção de materiais didáticos utilizados no ensino de História, no que se refere à construção de concepções sobre o lugar dos povos indígenas brasileiros, visando pensar possibilidades que viabilizem a valorização das culturas indígenas e o papel do indígena como sujeito histórico, a fim de minimizar os impactos dos estereótipos negativos e preconceitos, fundamentados, principalmente, na visão eurocêntrica e no pensamento colonial. Para isso, recorre-se a utilização de pressupostos teórico-metodológicos da Educação Patrimonial, visando compreender, a partir da noção de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, possibilidades de práticas educativas que contribuam para a valorização da pluralidade cultural. Os estudos apresentados neste trabalho possuem como vertentes as áreas de História, Arqueologia, Antropologia e Museologia, e busca contribuir com a perspectiva de ampliação de estudos sobre a temática, principalmente na cidade de Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil) e região do Triângulo Mineiro. Apresenta estudos sobre os sítios e materiais arqueológicos, que demonstram potencial para o desenvolvimento de pesquisas que podem auxiliar na composição da história sobre os povos originários da região, bem como abordagens sobre o Museu Antropológico de Ituiutaba (MUSAI) e suas atividades, relacionada à salvaguarda dos materiais das culturas indígenas encontrados na região. Diante disso, busca-se compreender as possibilidades da Educação Patrimonial para a qualificação das práticas educativas (museológicas e pedagógicas) do MUSAI, no que se refere ao ensino de História sobre os povos indígenas. Assim como incentivar a produção de pesquisas a partir de epistemologias alternativas, que contribuam para a produção de saberes emancipatórios e para a formação de cidadania crítica em sociedade. A pesquisa aponta possíveis caminhos para a continuidade e ampliação de estudos sobre a questão indígena, sobretudo na região de Ituiutaba, a partir das propostas metodológicas e do levantamento de fontes, consideradas alternativas para a construção de saberes que transcendem a linha abissal.
Palavras-chave: História Indígena
Educação patrimonial
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOREIRA, Tássita de Assis. Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no Museu Antropológico de Ituiutaba - MG. 2018. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26481
Data de defesa: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

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