Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26481Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Moreira, Tássita de Assis | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-05T12:12:31Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-05T12:12:31Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
| dc.identifier.citation | MOREIRA, Tássita de Assis. Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no Museu Antropológico de Ituiutaba - MG. 2018. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26481 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História Indígena | pt_BR |
| dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.title | Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no museu antropológico de Ituiutaba – MG | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Dalva Maria de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2640919765953437 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mazza, Tayná Bonfim Mazzei | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva Junior, Astrogildo Fernandes da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2700385878934440 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a influência da historiografia clássica brasileira, elaborada nos séculos XIX e XX, na produção de materiais didáticos utilizados no ensino de História, no que se refere à construção de concepções sobre o lugar dos povos indígenas brasileiros, visando pensar possibilidades que viabilizem a valorização das culturas indígenas e o papel do indígena como sujeito histórico, a fim de minimizar os impactos dos estereótipos negativos e preconceitos, fundamentados, principalmente, na visão eurocêntrica e no pensamento colonial. Para isso, recorre-se a utilização de pressupostos teórico-metodológicos da Educação Patrimonial, visando compreender, a partir da noção de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, possibilidades de práticas educativas que contribuam para a valorização da pluralidade cultural. Os estudos apresentados neste trabalho possuem como vertentes as áreas de História, Arqueologia, Antropologia e Museologia, e busca contribuir com a perspectiva de ampliação de estudos sobre a temática, principalmente na cidade de Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil) e região do Triângulo Mineiro. Apresenta estudos sobre os sítios e materiais arqueológicos, que demonstram potencial para o desenvolvimento de pesquisas que podem auxiliar na composição da história sobre os povos originários da região, bem como abordagens sobre o Museu Antropológico de Ituiutaba (MUSAI) e suas atividades, relacionada à salvaguarda dos materiais das culturas indígenas encontrados na região. Diante disso, busca-se compreender as possibilidades da Educação Patrimonial para a qualificação das práticas educativas (museológicas e pedagógicas) do MUSAI, no que se refere ao ensino de História sobre os povos indígenas. Assim como incentivar a produção de pesquisas a partir de epistemologias alternativas, que contribuam para a produção de saberes emancipatórios e para a formação de cidadania crítica em sociedade. A pesquisa aponta possíveis caminhos para a continuidade e ampliação de estudos sobre a questão indígena, sobretudo na região de Ituiutaba, a partir das propostas metodológicas e do levantamento de fontes, consideradas alternativas para a construção de saberes que transcendem a linha abissal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 144 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 60255418 | - |
| Appears in Collections: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OutraHistóriaPovos.pdf | 16.84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
