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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26481| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5607-0505 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no museu antropológico de Ituiutaba – MG |
| Autor: | Moreira, Tássita de Assis |
| Primer orientador: | Silva, Dalva Maria de Oliveira |
| Primer miembro de la banca: | Mazza, Tayná Bonfim Mazzei |
| Segundo miembro de la banca: | Silva Junior, Astrogildo Fernandes da |
| Resumen: | Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a influência da historiografia clássica brasileira, elaborada nos séculos XIX e XX, na produção de materiais didáticos utilizados no ensino de História, no que se refere à construção de concepções sobre o lugar dos povos indígenas brasileiros, visando pensar possibilidades que viabilizem a valorização das culturas indígenas e o papel do indígena como sujeito histórico, a fim de minimizar os impactos dos estereótipos negativos e preconceitos, fundamentados, principalmente, na visão eurocêntrica e no pensamento colonial. Para isso, recorre-se a utilização de pressupostos teórico-metodológicos da Educação Patrimonial, visando compreender, a partir da noção de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, possibilidades de práticas educativas que contribuam para a valorização da pluralidade cultural. Os estudos apresentados neste trabalho possuem como vertentes as áreas de História, Arqueologia, Antropologia e Museologia, e busca contribuir com a perspectiva de ampliação de estudos sobre a temática, principalmente na cidade de Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil) e região do Triângulo Mineiro. Apresenta estudos sobre os sítios e materiais arqueológicos, que demonstram potencial para o desenvolvimento de pesquisas que podem auxiliar na composição da história sobre os povos originários da região, bem como abordagens sobre o Museu Antropológico de Ituiutaba (MUSAI) e suas atividades, relacionada à salvaguarda dos materiais das culturas indígenas encontrados na região. Diante disso, busca-se compreender as possibilidades da Educação Patrimonial para a qualificação das práticas educativas (museológicas e pedagógicas) do MUSAI, no que se refere ao ensino de História sobre os povos indígenas. Assim como incentivar a produção de pesquisas a partir de epistemologias alternativas, que contribuam para a produção de saberes emancipatórios e para a formação de cidadania crítica em sociedade. A pesquisa aponta possíveis caminhos para a continuidade e ampliação de estudos sobre a questão indígena, sobretudo na região de Ituiutaba, a partir das propostas metodológicas e do levantamento de fontes, consideradas alternativas para a construção de saberes que transcendem a linha abissal. |
| Palabras clave: | História Indígena Educação patrimonial Ensino de História |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MOREIRA, Tássita de Assis. Por uma outra história sobre os povos indígenas: possibilidades para a educação patrimonial no Museu Antropológico de Ituiutaba - MG. 2018. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26481 |
| Fecha de defensa: | 26-nov-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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