Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26476
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2036-0487 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A representação do negro no livro didático de geografia do 8° ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The representation of black in the 8th year geographical teaching book |
Autor(es): | Oliveira, Ana Flávia Borges de |
Primeiro orientador: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosselvelt José |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Pedro |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Ednéa do Nascimento |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa busca expor as possibilidades de implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, apontando as necessidades para a formação escolar dos cidadãos, no qual é fundamental a valorização das culturas afro-brasileira, africanas e indígenas através do ensino de Geografia. Tendo como objetivo buscar e discutir informações em diversas bibliografias que envolvem a educação voltada aos negros e ao continente africano. Para tanto, discutiremos a contextualização das leis federais no ensino de Geografia, com uma análise do processo de avaliação do livro didático a partir do Programa Nacional do Livro Didático, com isso, sendo realizada a análise de dois Livros Didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Pela literatura investigada nesta monografia percebe-se que o negro sempre foi representado de forma preconceituosa no âmbito educacional, tendo essa questão posteriormente transformada pela Lei 10639/2003. Porém, após a análise dos Livros Didáticos em estudo, verifica-se que houve uma pequena mudança na representação da imagem do negro. Assim, é preciso que os professores de Geografia desconstruam os estereótipos contidos no conteúdo escolar e ensinem o continente africano já no primeiro bimestre do ano letivo para que haja tempo suficiente para sua discussão. Através do ensino de Geografia e das Relações Étnico-Raciais, o conteúdo do estudo da África pode trazer ideias antirracistas e antidiscriminatórias, associado a projetos pedagógicos que promovam a pluralidade e à igualdade racial para todos. |
Abstract: | This research work seeks to expose the possibilities for Education implementation of Racial-Ethnic Relations, from Federal Laws 10,639 / 03 and 11,645 / 08, pointing out the need for school education of citizens, in which the performance of the crops is essential Afro-Brazilian, African and indigenous through the teaching of Geography. With the objective of searching and discussing information in several bibliographies that involve education directed to blacks and the African continent. Therefore, we discuss the context of federal laws in the teaching of geography, with an analysis of the evaluation process of the textbook from the National Textbook Program, with this being carried out the analysis of two textbooks for the eighth grade of elementary school. From the literature investigated in this monograph it is noticed that the Negro has always been represented in a prejudiced way in the educational scope, having this question later transformed by Law 10639/2003. However, after the analysis of the textbooks under study, it is verified that there was a small change in the representation of the image of the black. Thus, it is necessary that Geography teachers deconstruct the stereotypes contained in the school content and teach the African continent already in the first two months of the school year so that there is enough time for their discussion. Through the teaching of Geography and Ethnic-Racial Relations, the content of the study of Africa can bring anti-racist and anti-discriminatory ideas, associated with pedagogical projects that promote plurality and racial equality for all. |
Palavras-chave: | Lei 10.639/2003 Law 10.639/2003 Livro Didático Textbook Ensino de Geografia Geography Teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Ana Flávia Borges de. A Representação do Negro no Livro Didático de Geografia do 8°ano do Ensino Fundamental. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26476 |
Data de defesa: | 15-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçãoNegroLivro.pdf | TCC | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons