Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino
Autor(es): Cardoso, Pedro Moreira
Primeiro orientador: Cavalheiro, Ademir
Primeiro membro da banca: Arantes, Alessandra Riposati
Segundo membro da banca: Castineira, José Luis Petricelli
Resumo: A energia elétrica é um fator indispensável ao crescimento econômico de um país e frente a esta situação coloca-se o desafio de suprir as necessidades energéticas inerentes ao processo de crescimento econômico com a maximização da utilização de fontes tradicionais, bem como da utilização de novas fontes renováveis, com baixo impacto ambiental e com custo de produção aceitável. A pesquisa e o incremento das fontes renováveis tem sido aprimoradas constantemente para solucionar o problema da falta de energia. O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa que selecionou material científico e didático disponível para uma análise dos estudos já produzidos na área da produção de energia e do material acessível à jovens do ensino médio. Foi feito um breve apanhado sobre a matriz energética brasileira e mostrou que as três fontes renováveis estudadas – nuclear, eólica e hidrelétrica – apresentam pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração para implantação. Chegamos à conclusão de que a produção brasileira é bastante diversificada e com o avanço dos estudos pode se tornar uma das mais sustentáveis do mundo. Além disso, o ensino da matriz energética e das formas sustentáveis para alunos do ensino fundamental e médio é de grande relevância para formar cidadãos conscientes e capazes de colaborar para a sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Energia elétrica
Hidrelétrica
Energia eólica
Energia nuclear
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARDOSO, Pedro Moreira. Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475
Data de defesa: 21-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FontesEnergéticasBrasil.pdf603.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons