Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Pedro Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T19:15:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T19:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-21 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Pedro Moreira. Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Hidrelétrica | pt_BR |
dc.subject | Energia eólica | pt_BR |
dc.subject | Energia nuclear | pt_BR |
dc.title | Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4449808403081908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.referee2 | Castineira, José Luis Petricelli | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A energia elétrica é um fator indispensável ao crescimento econômico de um país e frente a esta situação coloca-se o desafio de suprir as necessidades energéticas inerentes ao processo de crescimento econômico com a maximização da utilização de fontes tradicionais, bem como da utilização de novas fontes renováveis, com baixo impacto ambiental e com custo de produção aceitável. A pesquisa e o incremento das fontes renováveis tem sido aprimoradas constantemente para solucionar o problema da falta de energia. O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa que selecionou material científico e didático disponível para uma análise dos estudos já produzidos na área da produção de energia e do material acessível à jovens do ensino médio. Foi feito um breve apanhado sobre a matriz energética brasileira e mostrou que as três fontes renováveis estudadas – nuclear, eólica e hidrelétrica – apresentam pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração para implantação. Chegamos à conclusão de que a produção brasileira é bastante diversificada e com o avanço dos estudos pode se tornar uma das mais sustentáveis do mundo. Além disso, o ensino da matriz energética e das formas sustentáveis para alunos do ensino fundamental e médio é de grande relevância para formar cidadãos conscientes e capazes de colaborar para a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FontesEnergéticasBrasil.pdf | 603.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License