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dc.creatorCardoso, Pedro Moreira-
dc.date.accessioned2019-08-02T19:15:30Z-
dc.date.available2019-08-02T19:15:30Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.citationCARDOSO, Pedro Moreira. Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectHidrelétricapt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectEnergia nuclearpt_BR
dc.titleFontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449808403081908pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Castineira, José Luis Petricelli-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA energia elétrica é um fator indispensável ao crescimento econômico de um país e frente a esta situação coloca-se o desafio de suprir as necessidades energéticas inerentes ao processo de crescimento econômico com a maximização da utilização de fontes tradicionais, bem como da utilização de novas fontes renováveis, com baixo impacto ambiental e com custo de produção aceitável. A pesquisa e o incremento das fontes renováveis tem sido aprimoradas constantemente para solucionar o problema da falta de energia. O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa que selecionou material científico e didático disponível para uma análise dos estudos já produzidos na área da produção de energia e do material acessível à jovens do ensino médio. Foi feito um breve apanhado sobre a matriz energética brasileira e mostrou que as três fontes renováveis estudadas – nuclear, eólica e hidrelétrica – apresentam pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração para implantação. Chegamos à conclusão de que a produção brasileira é bastante diversificada e com o avanço dos estudos pode se tornar uma das mais sustentáveis do mundo. Além disso, o ensino da matriz energética e das formas sustentáveis para alunos do ensino fundamental e médio é de grande relevância para formar cidadãos conscientes e capazes de colaborar para a sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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