Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino |
Author: | Cardoso, Pedro Moreira |
First Advisor: | Cavalheiro, Ademir |
First member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Second member of the Committee: | Castineira, José Luis Petricelli |
Summary: | A energia elétrica é um fator indispensável ao crescimento econômico de um país e frente a esta situação coloca-se o desafio de suprir as necessidades energéticas inerentes ao processo de crescimento econômico com a maximização da utilização de fontes tradicionais, bem como da utilização de novas fontes renováveis, com baixo impacto ambiental e com custo de produção aceitável. A pesquisa e o incremento das fontes renováveis tem sido aprimoradas constantemente para solucionar o problema da falta de energia. O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa que selecionou material científico e didático disponível para uma análise dos estudos já produzidos na área da produção de energia e do material acessível à jovens do ensino médio. Foi feito um breve apanhado sobre a matriz energética brasileira e mostrou que as três fontes renováveis estudadas – nuclear, eólica e hidrelétrica – apresentam pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração para implantação. Chegamos à conclusão de que a produção brasileira é bastante diversificada e com o avanço dos estudos pode se tornar uma das mais sustentáveis do mundo. Além disso, o ensino da matriz energética e das formas sustentáveis para alunos do ensino fundamental e médio é de grande relevância para formar cidadãos conscientes e capazes de colaborar para a sustentabilidade. |
Keywords: | Sustentabilidade Energia elétrica Hidrelétrica Energia eólica Energia nuclear |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CARDOSO, Pedro Moreira. Fontes energéticas do Brasil e conceitos de física correlacionados na literatura didática do Ensino. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26475 |
Date of defense: | 21-Jul-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FontesEnergéticasBrasil.pdf | 603.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License