Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26456
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4415-6106
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Criação de marca pessoal: o caminho dos influenciadores digitais
Author: Sampaio, Tainá Menezes
First Advisor: Paula, Veronica Angelica Freitas de
First member of the Committee: Marcolin, Carla Bonato
Second member of the Committee: Oliveira, Marcia Freire de
Summary: Devido ao aumento constante do uso das redes sociais e consumo de conteúdo online o marketing passa por transformações e novos formadores de opinião surgem auxiliando outras marcas e empresas a estabelecer uma relação mais próxima e confiável com seus consumidores. Com o surgimento dos influenciadores digitais surge também a necessidade de entender como se dá a criação da marca pessoal destes e quais estratégias de marketing são utilizadas pelos mesmos para se posicionar e se diferenciar dos demais influenciadores que atuam no mesmo setor de mercado. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever e analisar a criação e gestão da marca pessoal dos influenciadores digitais entrevistados, analisar as estratégias de marketing e uso do marketing digital como ferramenta de suporte para estas estratégias. O presente estudo possui caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foram entrevistadas três influenciadoras digitais que atuam em setores diferentes, sendo os principais: humor, sexualidade e comportamento; beleza e moda; e gastronomia. Como resultado, foi identificado que o aumento da profissionalização da atividade é proporcionalmente relativo ao desenvolvimento estruturado da marca pessoal e definições claras das estratégias de marketing utilizadas.
Keywords: Influenciador digital
Marca pessoal
Marketing digital
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SAMPAIO, Tainá Menezes. Criação de marca pessoal: o caminho dos influenciadores digitais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26456
Date of defense: 3-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriacaoMarcaPessoal.pdfTCC832.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons