Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26417
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Planejamento Tributário e Teoria da Prova - uma análise acerca da atuação do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais
Autor(es): Motta, Mayra Rocha
Primeiro orientador: Viola, Ricardo Rocha
Primeiro membro da banca: Chaves, Paulo Henrique da Silveira
Segundo membro da banca: Lacombe, Rodrigo Santos Masset
Resumo: O presente trabalho busca, de maneira introdutória, traçar um panorama a respeito da Livre Iniciativa, como um dos fundamentos do Estado Democrático brasileiro, para garantir ao contribuinte a liberdade de empresa, de investimento, de organização e de contratação. Dessa forma, um estudo sobre o Planejamento Tributário e a definição de limites entre a ocorrência de elisão tributária e evasão fiscal, se faz necessário, já que a matéria é polêmica. Com a propositura da Lei Complementar 104/2001, juntamente com as manifestações da doutrina e da jurisprudência que se sucederam, uma investigação de cunho científico sobre essa complexa temática se faz oportuno, pois os contribuintes têm dificuldades de identificar os limites da possibilidade de estruturar seus negócios para obter uma maior economia fiscal possível. Ademais, as autoridades administrativas, não tem parâmetros seguros para avaliar o cabimento, ou não, de lançamento de ofício que propugne pela desconsideração ou requalificação dos fatos relatados pelos contribuintes, com vistas à subsunção de outros fatos, construídos pelas próprias autoridades administrativas, a hipóteses normativas cuja incidência gera maior ônus tributário. Diante o exposto, várias perspectivas teóricas se abrem para o exame da figura da elisão ou planejamento tributário, uma delas é a aplicação da teoria das provas como forma de segregar as hipóteses de elisão daquelas que caracterizam efetiva evasão fiscal. Relevante será a análise da jurisprudência do antigo Conselho de Contribuintes, atual Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), pois a questão é toda centrada na valoração dos fatos, que será dada por meio da linguagem das provas, pois uma verdade será revelada ao final do processo administrativo, sempre uma verdade lógica, independentemente de sua efetiva correspondência com os eventos ocorridos.
Palavras-chave: Livre iniciativa
Livre iniciativa
Elisão fiscal
Elisão fiscal
Evasão fiscal
Evasão fiscal
Planejamento tributário
Planejamento tributário
Autoridades administrativas
Autoridades administrativas
Provas
Provas
CARF
CARF
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOTTA, Mayra Rocha. Planejamento Tributário e Teoria da Prova - uma análise acerca da atuação do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26417
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanejamentoTributárioTeoria.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons