Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26367
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise da organização dos conteúdos e da proposta metodológica do livro didático filosofando: introdução à filosofia |
Título (s) alternativo (s): | Analysis of the organization of the contents and the didatic proposal of the book filosofando: initiation to philosophy |
Autor: | Sousa, Rejane Aparecida Nunes de |
Primer orientador: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Primer miembro de la banca: | Nascimento, Ciro Amaro Fernandes |
Segundo miembro de la banca: | Borges, Lucas Nogueira |
Resumen: | Este trabalho apresenta uma análise da organização dos conteúdos didáticos e a metodologia proposta no livro didático Filosofando: Introdução à Filosofia. No primeiro capítulo apresentaremos as teorias que nortearam a pesquisa, uma reflexão sobre os eixos estruturais dos conteúdos filosóficos e o método de ensino. No segundo capítulo faremos o registro da estrutura do livro em análise,para identificar de que modo as autoras organizaram os conteúdos. O último capítulo trata da proposta pedagógica dos livros Filosofando e Iniciação à Filosofia, onde verificamos de que modo as autoras expõem a questão da problematização no ensino de filosofia. |
Abstract: | This work presents an analysis of the organization of the didactic contents and the methodology proposed in the textbook Philosophy: Introduction to Philosophy. In the first chapter we will present the theories that guided the research, a reflection on the structural axes of the philosophical contents and the method of teaching. In the second chapter we will record the structure of the book under analysis, to identify how the authors organized the contents. The last chapter deals with the pedagogical proposal of the books Philosophizing and Initiation to Philosophy, where we verify how the authors expose the question of problematization in the teaching of philosophy. |
Palabras clave: | Ensino de filosofia Teaching philosofy Metodologia Problematização Eixos estruturais dos conteúdos Methodology Problematization Structural axes of contents |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOUSA, Rejane Aparecida Nunes de. Análise da organização dos conteúdos e da proposta metodológica do livro didático Filosofando: introdução à filosofia. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26367 |
Fecha de defensa: | 8-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnáliseOrganizaçãoConteúdos.pdf | 458.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.