Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa |
| Autor(es): | Rodrigues, Marco Antonio Floriano |
| Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
| Primeiro membro da banca: | Cavalheiroa, Ademir |
| Segundo membro da banca: | Messias, Djalmir Nestor |
| Resumo: | O Ensino Investigativo é uma alternativa de ensino em sala de aula onde o professor estimula o estudante a buscar por si próprio o conhecimento sobre um determinado assunto. Assim, o professor atua como um facilitador para que o aluno desenvolva suas próprias teorias e concepções sobre um assunto, orientando-o no caminho correto dos conceitos científicos academicamente aceitos. Este trabalho consiste na aplicação do ensino investigativo na introdução do eletromagnetismo a alunos de ensino fundamental, matriculados entre o 5° e o 9° anos do ensino fundamental com idades variando entre 11 e 16 anos. O trabalho foi aplicado no CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia), uma entidade não governamental que recebe crianças de 1 a 16 anos durante o período diurno em que estas estão fora da escola. O trabalho consiste na análise da eficácia do ensino por investigação através da confecção de 6 experimentos de eletromagnetismo, de forma que os alunos têm total liberdade para montar os experimentos requisitados pelos professores com os materiais oferecidos usando sua criatividade e elaborar por conta própria suas próprias teorias a respeito dos fenômenos observados nos artefatos montados durante a atividade. |
| Palavras-chave: | Ensino Investigativo Eletromagnetismo Educação Básica |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | RODRIGUES, Marco Antonio Floriano. Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353 |
| Data de defesa: | 29-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Eletricidade no Ensino Fundamental - uma Proposta Investigativa.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
