Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Marco Antonio Floriano | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T19:32:54Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T19:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-29 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marco Antonio Floriano. Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalheiroa, Ademir | - |
dc.contributor.referee2 | Messias, Djalmir Nestor | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino Investigativo é uma alternativa de ensino em sala de aula onde o professor estimula o estudante a buscar por si próprio o conhecimento sobre um determinado assunto. Assim, o professor atua como um facilitador para que o aluno desenvolva suas próprias teorias e concepções sobre um assunto, orientando-o no caminho correto dos conceitos científicos academicamente aceitos. Este trabalho consiste na aplicação do ensino investigativo na introdução do eletromagnetismo a alunos de ensino fundamental, matriculados entre o 5° e o 9° anos do ensino fundamental com idades variando entre 11 e 16 anos. O trabalho foi aplicado no CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia), uma entidade não governamental que recebe crianças de 1 a 16 anos durante o período diurno em que estas estão fora da escola. O trabalho consiste na análise da eficácia do ensino por investigação através da confecção de 6 experimentos de eletromagnetismo, de forma que os alunos têm total liberdade para montar os experimentos requisitados pelos professores com os materiais oferecidos usando sua criatividade e elaborar por conta própria suas próprias teorias a respeito dos fenômenos observados nos artefatos montados durante a atividade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eletricidade no Ensino Fundamental - uma Proposta Investigativa.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License