Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa
Autor: Rodrigues, Marco Antonio Floriano
Primer orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Cavalheiroa, Ademir
Segundo miembro de la banca: Messias, Djalmir Nestor
Resumen: O Ensino Investigativo é uma alternativa de ensino em sala de aula onde o professor estimula o estudante a buscar por si próprio o conhecimento sobre um determinado assunto. Assim, o professor atua como um facilitador para que o aluno desenvolva suas próprias teorias e concepções sobre um assunto, orientando-o no caminho correto dos conceitos científicos academicamente aceitos. Este trabalho consiste na aplicação do ensino investigativo na introdução do eletromagnetismo a alunos de ensino fundamental, matriculados entre o 5° e o 9° anos do ensino fundamental com idades variando entre 11 e 16 anos. O trabalho foi aplicado no CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia), uma entidade não governamental que recebe crianças de 1 a 16 anos durante o período diurno em que estas estão fora da escola. O trabalho consiste na análise da eficácia do ensino por investigação através da confecção de 6 experimentos de eletromagnetismo, de forma que os alunos têm total liberdade para montar os experimentos requisitados pelos professores com os materiais oferecidos usando sua criatividade e elaborar por conta própria suas próprias teorias a respeito dos fenômenos observados nos artefatos montados durante a atividade.
Palabras clave: Ensino Investigativo
Eletromagnetismo
Educação Básica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Marco Antonio Floriano. Eletricidade no Ensino Fundamental: uma Proposta Investigativa. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26353
Fecha de defensa: 29-jun-2016
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Eletricidade no Ensino Fundamental - uma Proposta Investigativa.pdf2.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons