Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física
Autor(es): Faria, Maryelly da Silva
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Carlos de
Segundo membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Resumo: Ao longo da história do Brasil, a escolarização de jovens e adultos surgiu na tentativa de sanar os altos índices de analfabetismo e a falta de profissionais qualificados. Por conta do grande número de jovens e adultos trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental, em 2005 se organizou o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que visa proporcionar aos jovens e adultos uma educação profissional técnica de nível médio. Nesse sentido, este trabalho investigou os desafios do ensino de Física em uma organização curricular integrada no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Escola Estadual de Uberlândia. Esta pesquisa não trata apenas de levantar problemas, mas de analisar e refletir sobre os anseios dos estudantes. Além disso, este estudo propõe, com auxílio dos resultados obtidos sobre perfil e anseios dos estudantes, uma proposta curricular para a disciplina de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa de Estudo de Caso, utilizando técnicas de coleta de dados tais como: observações e questionários no período de 2015 e 2016. Utilizamos como referencial teórico norteador os pressupostos de Paulo Freire, que aponta em seus estudos a importância de trazer ao educando uma leitura de seu contexto histórico-social, ou seja, o currículo deve conter temas que valorizem suas experiências, trajetórias e conquistas.
Palavras-chave: PROEJA
Currículo
Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Maryelly da Silva. Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352
Data de defesa: 16-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RefletindoCurrículoPROEJA.pdf6.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons