Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Faria, Maryelly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T19:32:35Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T19:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-16 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Maryelly da Silva. Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, João Carlos de | - |
dc.contributor.referee2 | Takahashi, Eduardo Kojy | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo da história do Brasil, a escolarização de jovens e adultos surgiu na tentativa de sanar os altos índices de analfabetismo e a falta de profissionais qualificados. Por conta do grande número de jovens e adultos trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental, em 2005 se organizou o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que visa proporcionar aos jovens e adultos uma educação profissional técnica de nível médio. Nesse sentido, este trabalho investigou os desafios do ensino de Física em uma organização curricular integrada no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Escola Estadual de Uberlândia. Esta pesquisa não trata apenas de levantar problemas, mas de analisar e refletir sobre os anseios dos estudantes. Além disso, este estudo propõe, com auxílio dos resultados obtidos sobre perfil e anseios dos estudantes, uma proposta curricular para a disciplina de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa de Estudo de Caso, utilizando técnicas de coleta de dados tais como: observações e questionários no período de 2015 e 2016. Utilizamos como referencial teórico norteador os pressupostos de Paulo Freire, que aponta em seus estudos a importância de trazer ao educando uma leitura de seu contexto histórico-social, ou seja, o currículo deve conter temas que valorizem suas experiências, trajetórias e conquistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RefletindoCurrículoPROEJA.pdf | 6.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License