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dc.creatorFaria, Maryelly da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-25T19:32:35Z-
dc.date.available2019-07-25T19:32:35Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.citationFARIA, Maryelly da Silva. Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleRefletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, João Carlos de-
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história do Brasil, a escolarização de jovens e adultos surgiu na tentativa de sanar os altos índices de analfabetismo e a falta de profissionais qualificados. Por conta do grande número de jovens e adultos trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental, em 2005 se organizou o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que visa proporcionar aos jovens e adultos uma educação profissional técnica de nível médio. Nesse sentido, este trabalho investigou os desafios do ensino de Física em uma organização curricular integrada no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Escola Estadual de Uberlândia. Esta pesquisa não trata apenas de levantar problemas, mas de analisar e refletir sobre os anseios dos estudantes. Além disso, este estudo propõe, com auxílio dos resultados obtidos sobre perfil e anseios dos estudantes, uma proposta curricular para a disciplina de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa de Estudo de Caso, utilizando técnicas de coleta de dados tais como: observações e questionários no período de 2015 e 2016. Utilizamos como referencial teórico norteador os pressupostos de Paulo Freire, que aponta em seus estudos a importância de trazer ao educando uma leitura de seu contexto histórico-social, ou seja, o currículo deve conter temas que valorizem suas experiências, trajetórias e conquistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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