Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física |
Autor: | Faria, Maryelly da Silva |
Primer orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, João Carlos de |
Segundo miembro de la banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumen: | Ao longo da história do Brasil, a escolarização de jovens e adultos surgiu na tentativa de sanar os altos índices de analfabetismo e a falta de profissionais qualificados. Por conta do grande número de jovens e adultos trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental, em 2005 se organizou o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que visa proporcionar aos jovens e adultos uma educação profissional técnica de nível médio. Nesse sentido, este trabalho investigou os desafios do ensino de Física em uma organização curricular integrada no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Escola Estadual de Uberlândia. Esta pesquisa não trata apenas de levantar problemas, mas de analisar e refletir sobre os anseios dos estudantes. Além disso, este estudo propõe, com auxílio dos resultados obtidos sobre perfil e anseios dos estudantes, uma proposta curricular para a disciplina de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa de Estudo de Caso, utilizando técnicas de coleta de dados tais como: observações e questionários no período de 2015 e 2016. Utilizamos como referencial teórico norteador os pressupostos de Paulo Freire, que aponta em seus estudos a importância de trazer ao educando uma leitura de seu contexto histórico-social, ou seja, o currículo deve conter temas que valorizem suas experiências, trajetórias e conquistas. |
Palabras clave: | PROEJA Currículo Física |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FARIA, Maryelly da Silva. Refletindo o currículo PROEJA: Uma proposta para o ensino de Física. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26352 |
Fecha de defensa: | 16-jun-2016 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RefletindoCurrículoPROEJA.pdf | 6.09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons