Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso
Autor(es): Batista, Heloisa Fernanda Francisco
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Neves, Lúcio Pereira
Segundo membro da banca: Santos, Adevailton Bernardo dos
Resumo: Durante a história da humanidade o deficiente assumiu diversos papéis na sociedade, seja como incapaz, manifestação divina, retardado, dentre outros. Nas últimas décadas diversas entidades tanto nacionais quanto internacionais buscaram traçar acordos e decretos que visassem atribuir os direitos, o papel do Estado, da família e da sociedade para com este público. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do papel do deficiente no decorrer da história e, através dos documentos norteadores que auxiliaram a elaboração de leis e decretos brasileiros que visam proporcionar o direito da pessoa com deficiência. Posteriormente, fez-se um levantamento a cerca da inclusão no estado de Minas Gerais, como adaptações arquitetônicas, salas de recursos multifuncionais e materiais pedagógicos disponibilizados, quantitativo de matrículas inclusivas e exclusivas, profissionais especializados e capacitações para professores de turmas regulares e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em seguida, foi feita uma pesquisa mais aprofundada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para conhecer melhor as características deste quadro. De posse destes dados, este trabalho se propõe a investigar o impacto na aprendizagem de uma estudante com TEA a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky. A atividade foi aplicada para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental tendo como tema Unidades de Medida. Tanto o material quanto a abordagem foram produzidos com o professor de Matemática regente enquadrando, dessa forma, nosso trabalho dentro da metodologia de pesquisa Pesquisa-Ação.
Palavras-chave: Inclusão
Transtorno do espectro autista
Unidade de medida
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351
Data de defesa: 11-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)



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