Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso |
| Autor(es): | Batista, Heloisa Fernanda Francisco |
| Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
| Primeiro membro da banca: | Neves, Lúcio Pereira |
| Segundo membro da banca: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
| Resumo: | Durante a história da humanidade o deficiente assumiu diversos papéis na sociedade, seja como incapaz, manifestação divina, retardado, dentre outros. Nas últimas décadas diversas entidades tanto nacionais quanto internacionais buscaram traçar acordos e decretos que visassem atribuir os direitos, o papel do Estado, da família e da sociedade para com este público. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do papel do deficiente no decorrer da história e, através dos documentos norteadores que auxiliaram a elaboração de leis e decretos brasileiros que visam proporcionar o direito da pessoa com deficiência. Posteriormente, fez-se um levantamento a cerca da inclusão no estado de Minas Gerais, como adaptações arquitetônicas, salas de recursos multifuncionais e materiais pedagógicos disponibilizados, quantitativo de matrículas inclusivas e exclusivas, profissionais especializados e capacitações para professores de turmas regulares e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em seguida, foi feita uma pesquisa mais aprofundada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para conhecer melhor as características deste quadro. De posse destes dados, este trabalho se propõe a investigar o impacto na aprendizagem de uma estudante com TEA a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky. A atividade foi aplicada para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental tendo como tema Unidades de Medida. Tanto o material quanto a abordagem foram produzidos com o professor de Matemática regente enquadrando, dessa forma, nosso trabalho dentro da metodologia de pesquisa Pesquisa-Ação. |
| Palavras-chave: | Inclusão Transtorno do espectro autista Unidade de medida |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351 |
| Data de defesa: | 11-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica- percurso e desafios a partir de um estudo de caso.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
