Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Heloisa Fernanda Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T19:32:14Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T19:32:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-11 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Unidade de medida | pt_BR |
dc.title | A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Lúcio Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante a história da humanidade o deficiente assumiu diversos papéis na sociedade, seja como incapaz, manifestação divina, retardado, dentre outros. Nas últimas décadas diversas entidades tanto nacionais quanto internacionais buscaram traçar acordos e decretos que visassem atribuir os direitos, o papel do Estado, da família e da sociedade para com este público. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do papel do deficiente no decorrer da história e, através dos documentos norteadores que auxiliaram a elaboração de leis e decretos brasileiros que visam proporcionar o direito da pessoa com deficiência. Posteriormente, fez-se um levantamento a cerca da inclusão no estado de Minas Gerais, como adaptações arquitetônicas, salas de recursos multifuncionais e materiais pedagógicos disponibilizados, quantitativo de matrículas inclusivas e exclusivas, profissionais especializados e capacitações para professores de turmas regulares e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em seguida, foi feita uma pesquisa mais aprofundada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para conhecer melhor as características deste quadro. De posse destes dados, este trabalho se propõe a investigar o impacto na aprendizagem de uma estudante com TEA a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky. A atividade foi aplicada para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental tendo como tema Unidades de Medida. Tanto o material quanto a abordagem foram produzidos com o professor de Matemática regente enquadrando, dessa forma, nosso trabalho dentro da metodologia de pesquisa Pesquisa-Ação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 66 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica- percurso e desafios a partir de um estudo de caso.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License