Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso |
Autor: | Batista, Heloisa Fernanda Francisco |
Primer orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primer miembro de la banca: | Neves, Lúcio Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
Resumen: | Durante a história da humanidade o deficiente assumiu diversos papéis na sociedade, seja como incapaz, manifestação divina, retardado, dentre outros. Nas últimas décadas diversas entidades tanto nacionais quanto internacionais buscaram traçar acordos e decretos que visassem atribuir os direitos, o papel do Estado, da família e da sociedade para com este público. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito do papel do deficiente no decorrer da história e, através dos documentos norteadores que auxiliaram a elaboração de leis e decretos brasileiros que visam proporcionar o direito da pessoa com deficiência. Posteriormente, fez-se um levantamento a cerca da inclusão no estado de Minas Gerais, como adaptações arquitetônicas, salas de recursos multifuncionais e materiais pedagógicos disponibilizados, quantitativo de matrículas inclusivas e exclusivas, profissionais especializados e capacitações para professores de turmas regulares e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em seguida, foi feita uma pesquisa mais aprofundada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para conhecer melhor as características deste quadro. De posse destes dados, este trabalho se propõe a investigar o impacto na aprendizagem de uma estudante com TEA a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky. A atividade foi aplicada para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental tendo como tema Unidades de Medida. Tanto o material quanto a abordagem foram produzidos com o professor de Matemática regente enquadrando, dessa forma, nosso trabalho dentro da metodologia de pesquisa Pesquisa-Ação. |
Palabras clave: | Inclusão Transtorno do espectro autista Unidade de medida |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BATISTA, Heloisa Fernanda Francisco. A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica: percurso e desafios a partir de um estudo de caso. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26351 |
Fecha de defensa: | 11-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica- percurso e desafios a partir de um estudo de caso.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons