Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A Física no Ensino Fundamental: onde estamos? |
Autor(es): | Constantin Júnior, Bruno Felix |
Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primeiro membro da banca: | Kagimura, Ricardo |
Segundo membro da banca: | Odashima, Mariana |
Resumo: | O ensino básico brasileiro, principalmente no que diz respeito ao ensino da física sempre trouxe dificuldades para os professores no âmbito de metodologias e currículos a serem abordados, em especial no ensino fundamental, que geralmente não é objeto de trabalho dos professores de física, pois esses nem sempre foram alocados para ministrar as aulas de ciências. Matéria obrigatória e garantida por lei, as ciências naturais objetivam aproximar o indivíduo do entendimento dos fenômenos naturais como um processo de produção de conhecimento. Para entender melhor o papel da física no ensino de ciências no ensino fundamental se fez necessário percorrer a história dos documentos e programas educacionais do Brasil, desde da última constituição em vigor, buscando evidenciar onde está inserido os conteúdos da física. É averiguado no texto que a física, assim como a biologia e a química; áreas do conhecimento de ciências naturais; é posta de forma integradora e interdisciplinar, buscando a melhor compreensão de processos e fenômenos do dia a dia, mostrando que a física como conhecimento individualizado é mais presente apenas no último ano do ensino fundamental; o que não significa a ausência dos conceitos iniciais, bem como experimentações básicas para um futuro entendimento amplo da ciência. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Física Ensino básico Fenômenos naturais Legislação Currículo escolar Conteúdo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CONSTANTIN JÚNIOR, Bruno Felix. A Física no Ensino Fundamental: onde estamos? 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349 |
Data de defesa: | 18-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Física no Ensino Fundamental_ onde estamos.pdf | 752.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons