Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorConstantin Júnior, Bruno Felix-
dc.date.accessioned2019-07-25T19:30:12Z-
dc.date.available2019-07-25T19:30:12Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationCONSTANTIN JÚNIOR, Bruno Felix. A Física no Ensino Fundamental: onde estamos? 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectFenômenos naturaispt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectConteúdopt_BR
dc.titleA Física no Ensino Fundamental: onde estamos?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.referee2Odashima, Mariana-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino básico brasileiro, principalmente no que diz respeito ao ensino da física sempre trouxe dificuldades para os professores no âmbito de metodologias e currículos a serem abordados, em especial no ensino fundamental, que geralmente não é objeto de trabalho dos professores de física, pois esses nem sempre foram alocados para ministrar as aulas de ciências. Matéria obrigatória e garantida por lei, as ciências naturais objetivam aproximar o indivíduo do entendimento dos fenômenos naturais como um processo de produção de conhecimento. Para entender melhor o papel da física no ensino de ciências no ensino fundamental se fez necessário percorrer a história dos documentos e programas educacionais do Brasil, desde da última constituição em vigor, buscando evidenciar onde está inserido os conteúdos da física. É averiguado no texto que a física, assim como a biologia e a química; áreas do conhecimento de ciências naturais; é posta de forma integradora e interdisciplinar, buscando a melhor compreensão de processos e fenômenos do dia a dia, mostrando que a física como conhecimento individualizado é mais presente apenas no último ano do ensino fundamental; o que não significa a ausência dos conceitos iniciais, bem como experimentações básicas para um futuro entendimento amplo da ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Física no Ensino Fundamental_ onde estamos.pdf752.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons